Itaipu Parquetec está desenvolvendo projeto para estender vida útil de baterias

O sistema desenvolvido pela equipe técnica do Itaipu Parquetec inclui um conversor bidirecional de múltiplos canais e um sistema inteligente de controle de energia

Por Redação

em 19 de Novembro de 2024

O Itaipu Parquetec, em parceria com a Petrogal Brasil S.A. (Joint Venture Galp | Sinopec), apresentou os avanços do projeto “Sistema Modular Híbrido de Baterias de Primeira e Segunda Vida com Diferentes SOH (State Of Health) para Fornecimento Ininterrupto de Energia” (SAE-H), que se encontra em fase de desenvolvimento e tem previsão para ser concluído em junho de 2025. A intenção é achar formas de estender a vida útil de baterias de veículos elétrico.

O sistema de armazenamento de energia proposto pelo Parque permite trabalhar simultaneamente com baterias de primeira e segunda vida. O sistema desenvolvido pela equipe técnica do Itaipu Parquetec inclui um conversor bidirecional de múltiplos canais e um sistema inteligente de controle de energia, que procura reduzir custos e aumentar a confiabilidade do armazenamento de energia.

No âmbito do projeto, serão utilizadas baterias de segunda vida de lítio, por conta da capacidade remanescente oriunda de sua primeira aplicação, e baterias de sódio de primeira vida, em razão da sustentabilidade ambiental associada à esta tecnologia e à capacidade técnica do Itaipu Parquetec, que trabalha com a tecnologia de baterias de sódio há mais de uma década.

Projeto do Itaipu Parquetec concorre a prêmio

O projeto de sistema híbrido de baterias, desenvolvido através da parceria entre Itaipu Parquetec e Petrogal Brasil S.A., está como finalista na categoria de “Meio Ambiente e Redução de Impactos Ambientais” do Prêmio ANP de Inovação Tecnológica 2024. A cerimônia de premiação acontece dia 2 de dezembro, no Rio de Janeiro, onde os finalistas e vencedores de cada categoria receberão troféu e certificado.

Este importante reconhecimento tem por objetivo premiar os resultados de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que tragam inovações tecnológicas para o setor de energia, realizados no Brasil por instituições de pesquisa credenciadas pela ANP e empresas brasileiras, em colaboração com empresas do setor petrolífero. O prêmio também destaca as contribuições de personalidades da indústria e área acadêmica para o desenvolvimento do setor.

“Chegar à final deste prêmio já é uma grande conquista para o projeto, sendo uma forma significativa de reconhecimento da qualidade do trabalho realizado. Esse prêmio tem um valor imenso, tanto para nós da Galp, que vemos a qualidade dos projetos que estamos selecionando sendo reconhecida, quanto para o Itaipu Parquetec, que ganha visibilidade e reforça a competência e a excelência no trabalho executado”, ressalta a RD&I Project Manager da Petrogal Brasil S.A., Heloisa Althoff.