Um terminal de contêineres totalmente eletrificado está sendo construído no Complexo Industrial Portuário Governador Eraldo Gueiros (Suape), em Pernambuco. Este será o primeiro empreendimento do tipo na América Latina e é de iniciativa da APM Terminals, que conta com outros dois projetos similares ao redor do mundo.
O APM Terminals Suape conta com investimento de R$ 1,6 bilhão já na primeira fase e a expectativa é de que o empreendimento acelere o desenvolvimento da região, pois além de gerar cerca de 300 empregos diretos e 2 mil indiretos, fortalecerá a conexão de Pernambuco com outros portos internacionais, além de apresentar iniciativas pioneiras em sustentabilidade portuária.
Leia mais
O terminal tem previsão para inauguração em 2026 e a APM Terminals acredita que o início das operações vai ampliar a capacidade de movimentação de contêineres em 55%, expandindo expandir as janelas de atracação para os clientes, permitindo que eles introduzam novos serviços que conectam Pernambuco a vários portos globais. Até agora, a empresa já gastou R$ 241 milhões em equipamentos para o projeto.
Expectativas para o estado
A expectativa do governo de Pernambuco é de que o novo terminal permita que o Porto de Suape possa receber ainda mais carga, o que garante novos negócios para o estado com a possibilidade de ampliação das exportações. Assim, Suape, que já está situado em uma localização privilegiada e é um dos maiores portos públicos do país, ganha mais competitividade, ampliando sua liderança no Nordeste.
Para a direção do Porto de Suape, a APM Terminals vai garantir eficiência e proporcionar mais competitividade, possibilitando a inclusão do porto em novas rotas internacionais e trazer mais sustentabilidade ambiental para o empreendimento.