56% das empresas no mundo se arrependem de compras feitas para digitalizar negócios

Redação – 29.09.2022 – Pesquisa foi realizada na América do Norte, Europa e Ásia, mas no Brasil não é muito diferente, que sofre com falta de profissionais de tecnologia  A aquisição de tecnologia é uma das necessidades da transformação digital e à medida que a demanda por soluções cresce, aumentam também os casos de arrependimento […]

Por Redação

em 29 de Setembro de 2022
Redação – 29.09.2022 – Pesquisa foi realizada na América do Norte, Europa e Ásia, mas no Brasil não é muito diferente, que sofre com falta de profissionais de tecnologia 

A aquisição de tecnologia é uma das necessidades da transformação digital e à medida que a demanda por soluções cresce, aumentam também os casos de arrependimento das compras. Segundo uma pesquisa do Gartner, mais da metade das empresas (56%) se arrependem de compras feitas para digitalizar os negócios. A pesquisa foi realizada com 1,1 mil executivos na América do Norte, Europa e Ásia. 

No Brasil, a situação não é muito diferente. Pesquisa da Run2biz, desenvolvedora de software, aponta que o principal motivo para a frustração com a transformação digital está relacionado à mudança no perfil dos compradores de projetos de tecnologia, dos quais 67% não são da área de TI.  

A decepção é de que a liderança das empresas brasileiras não consegue entender como a tecnologia para auxiliar o crescimento da empresa, aproveitando o time que já possui e direcionando o trabalho para garantir melhores resultados. 

A principal causa desse problema é a falta de profissionais qualificados em tecnologia, déficit que pode chegar a 260 mil no Brasil até 2024, segundo a Brasscom. Além disso, há a falsa impressão de que a tecnologia resolveria todos os problemas. E, por fim, com mais tecnologia e mais formas diferentes de usá-la, é claro que há necessidade de um gerenciamento eficiente e ainda muitas complicações em implantá-la. 

Como fazer a transformação digital 

Diante dessas dores, a Run2biz alerta que, antes de começar o processo para digitalizar os negócios da empresa, é necessário se atentar a três pontos:  

  • Observabilidade: consiste na capacidade de investigar e coletar métricas de ambientes, de servidores ou de aplicações em produção, descentralizado ou em nuvem, distinguindo e compreendendo todos os processos e emitindo alertas para solucionar e resolver incidentes de desempenho. Destacam-se aqui as soluções AIOps e APM, que contam com um poderoso suporte da tecnologia de Machine Learning.  
  • Processos: por meio da digitalização dos processos ou fluxos de trabalho, é possível analisar riscos, facilitar a gestão, verificar os resultados e obter relatórios em tempo real, com dados leais, o que coopera para considerações atuais e para tomadas de decisão certeiras, tendo uma visão 360º do negócio.  
  • Transformação Digital: para implementá-la de fato não basta só o profissional de TI comprar tecnologias e mantê-las funcionando. Além de um profundo entendimento sobre o negócio, é preciso fazer a conexão entre Pessoas, Processos, Negócios e Tecnologia a fim de garantir os melhores benefícios possíveis.