Refera lança plataforma para conectar imobiliárias e prestadores de serviços

Intenção da Refera é criar uma espécie de Uber de prestadores de serviços para imobiliárias, facilitando a resolução de problemas de inquilinos

Por Redação

em 15 de Maio de 2025

A Refera, plataforma que intermedia relações entre imobiliárias e prestadores de serviços de manutenção, lançou um novo Software as a Service (SaaS) para gestão de chamados. No novo produto, as imobiliárias poderão pagar uma mensalidade fixa e acessar uma base de prestadores homologados para executarem seus chamados. Neste formato, a Refera deixa de intermediar a relação entre imobiliárias e prestadores e passa a permitir conexões diretas.

A desenvolvedora explica que, nas grandes imobiliárias, o alto volume de chamados exige uma gestão estruturada de ponta a ponta. Já nas menores, a dor é diferente: falta de acesso a mão de obra qualificada e controle sobre a informação dos serviços, desde o apontamento até o final do período de garantia, que muitas vezes ficam com o inquilino. Com uma base homologada de prestadores e uma solução tecnológica, essas imobiliárias ganham autonomia para gerir os chamados com eficiência, segundo a Refera.

O piloto do modelo SaaS foi realizado em uma das maiores redes de franquias imobiliárias do país. Os testes mostraram que, mesmo em regiões com menor densidade populacional, a plataforma entrega valor significativo ao organizar processos, centralizar informações e automatizar interações com clientes e prestadores.

Nova fase para a Refera

O novo produto por assinatura marca uma nova fase da Refera, que busca transformar a gestão de manutenção imobiliária. Com a solução, ela traz benefícios significativos para pequenas e médias imobiliárias, especialmente em termos de eficiência e organização. A plataforma oferece acesso a uma base de prestadores ranqueada, com avaliações e métricas de desempenho que facilitam a escolha do profissional mais adequado para cada serviço.

Além disso, digitaliza todo o fluxo de manutenção, desde a abertura dos chamados até a comunicação com prestadores e clientes, incluindo notificações automáticas, atalhos para mensagens e uma área de acompanhamento em tempo real. Com todas as interações e registros concentrados em um único ambiente, a operação se torna mais transparente e rastreável, com indicadores de prazos e desempenho que evitam perdas de informação e permitem uma gestão muito mais estruturada.

Próximos passos

Após um 2024 focado em ajustes operacionais e investimentos em tecnologia, a Refera mira em 200 clientes no novo modelo SaaS até o fim de 2025 e receita recorrente anual (ARR) superior a R$ 1 milhão, passando da marca de R$10 milhões de faturamento anual. A empresa também já desenvolve funcionalidades de Inteligência Artificial para atendimento e automação de mensagens, e pretende lançar novos recursos com base no feedback dos primeiros clientes da nova fase.

Leia mais

Desde 2023, a Refera faz parte do Grupo Softplan. Com mais de 103 mil serviços prestados e R$ 117 milhões transacionados desde sua fundação, ela está presente nas 51 principais imobiliárias das capitais do Sul e São Paulo e processa mais de 3 mil serviços por mês, movimentando anualmente mais de R$ 40 milhões em seu marketplace.