ABB lança painéis de distribuição que consomem menos energia

Tecnologia já é usada em mais de 500 plantas, em 100 países diferentes, e visa ser solução única para subestações, eliminando a necessidade de mudança dos componentes primários de média tensão no caso de alterações nas capacidades de carga.

Da Redação 15.07.2015 –

Com a utilização de 14 painéis da nova linha da ABB em uma subestação típica, é possível obter economia de cerca de 250 MW/h ao longo de 30 anos, quando se compara a solução com os painéis de distribuição convencionais. Isso ocorre devido à eliminação de perdas de transformadores de instrumentos e a informação concatena a aposta da fabricante na nova linha de equipamentos, nomeada UniGear.

A ABB apresentou a linha completa desses painéis digitais de distribuição de média tensão (MV) isolados a ar para as subestações primárias nesta semana. Os equipamentos utilizam o conceito UniGear, tendo como base a integração otimizada de sensores de corrente e de tensão no painel de distribuição, combinada com dispositivos eletrônicos inteligentes e capacidade de comunicação aberta IEC 31850. 

A ideia da UniGear é de ser solução única para todos os casos, significando que não há necessidade de mudar os componentes primários de média tensão caso haja alterações nas capacidades de carga. “A UniGear Digital possui uma quantidade menor de peças energizadas, diminuindo as quedas de energia e os esforços para a solução de problemas”, garante a ABB.

Segundo a empresa, mais de 500 mil painéis estão instalados em aproximadamente 100 países e são utilizados em locais de trabalho mais exigentes, como plataformas offshore, gás natural liquefeito (LNG) ou navios de cruzeiros e minas, entre outros casos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *