ABB constrói fábrica em Sorocaba

Da Redação – 1 de abril de 2014

A ABB construiu nova fábrica de 10.000 m² em Sorocaba. As obras foram realizadas por uma empresa local, Prohidro, que, segundo a sua assessoria de imprensa, enfrentou o desafio de tropicalizar os equipamentos locais de acordo com experiências de outras plantas na Estônia, Alemanha, Suíça, Suécia e China.

“Um dos grandes desafios da obra foi instalar as bases para testes, de 300 m³ de concreto e aplicação de graute especial com resistência mecânica de 90 MPa. Elas foram usadas para fixação de chapas de ajuste em aço e alinhamento preciso do equipamento de testes , o que é um diferencial do mercado”, informaram os diretores da construtora, Persio Antonio dos Santos e José Maria Bolina Filho.

A estrutura pré-moldada para suportar cinco pontes rolantes de grande capacidade de carga, chegando a 80 toneladas cada foi outro desafio da obra, assim como a construção de bunker de concreto, com paredes de 40 cm de espessura e seis metros de profundidade, com fundações executadas com 640 m de perfis metálicos de 12 m, cada.

Com previsão de investimentos de US$ 200 milhões e estimativa de chegar aos mil funcionários até 2015, a nova planta da ABB é a quinta da multinacional no Brasil, sendo duas delas localizadas em Guarulhos (SP), uma em Osasco (SP) e outra em Blumenau (SC). A unidade de Sorocaba, no km 11 da rodovia José Ermírio de Moraes (Castelinho), é responsável por produzir motores, geradores, sistemas de acionamento, eletrocentos e produtos de baixa tensão, como interruptores e tomadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *