ABB mostra seu poder de digitalizar a infraestrutura

Da Redação – 20.03.2017 –

Empresa consolida cerca de 180 soluções e serviços em um portfólio com base na plataforma na nuvem Azure, da IBM

Os conceitos de computação na nuvem e Internet das Coisas (IoT), tão comuns em áreas como tecnologia da informação e telecomunicações, estão invadindo os segmentos de infraestrutura. A gigante europeia ABB é mais uma a consolidar a estratégia de digitalização. No caso dela o processo atende pelo nome de ABB Ability e tem como base a plataforma Azure, da IBM. Mas digitalizar o quê?

“Como líder tecnológica em soluções digitais pioneiras, com uma base instalada de mais de 70 milhões de dispositivos conectados e de 70.000 sistemas de controle, a ABB está excepcionalmente bem posicionada para oferecer suporte à transformação digital de seus clientes,” explica o CEO da ABB, Ulrich Spiesshofer. A fala do executivo aconteceu na última semana em Houston, no Texas, durante um evento corporativo da empresa.

Com essa base, Spiesshofer, avalia que o ABB Ability – que combina todas as ofertas de soluções digitais e serviços da ABB – poder ajudar seus clientes a atingir “melhorias sem precedentes no desempenho operacional e na produtividade”. Entre as soluções, estão exemplos como gestão de desempenho para indústrias de ativos de alta intensidade; sistemas de controle de processos industriais e serviços de monitoramento remotos para robôs, motores e máquinas.

As soluções de controle para edifícios e redes de carregadores para veículos elétricos, bem como para plataformas offshore, também fazem parte do portfólio. De acordo com a ABB, algumas das ofertas mais especializadas abordam o gerenciamento de energia para centros de dados e a otimização de navegação para as frotas de transporte marítimo, entre muitos outros.

A empresa também lista alguns clientes que já usam os recursos agora centralizados no ABB Ability: Shell Oil, CenterPoint Energy, Con Edison, BASF, Royal Caribbean, Cargill, Volvo, BMW e outros. Elas utilizam pelo menos um dos 180 soluções e serviços que fazem parte do Ability.

“De fato estamos transformando décadas do expertise industrial da ABB em ofertas de software, que nossos clientes podem acessar por meio da maior e mais avançada plataforma digital do mundo”, resume Guido Jouret, Chief Digital Officer da ABB. “De campeão digital oculto, estamos nos tornando um parceiro preferencial para os clientes que iniciam sua transformação digital. Eles podem agora saber mais, fazer mais, melhor e juntos. Nós podemos ajudá-los a avaliar, automatizar, otimizar e colaborar”, finaliza.