Aegea recebe R$ 320 milhões em empréstimo do BID

Da Redação – 04.11.2015 – 

Montante será aplicado pela concessionária em obras do setor de água e saneamento no Brasil. Empresa tem 41 concessões em oito estados.

A Aegea acaba de oficializar a aprovação de um empréstimo corporativo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) no valor de R$ 320 milhões. Com isso, a empresa  vai investir na expansão da rede de água e saneamento em sua área de concessão, além de projetos de melhoria operacional. A companhia administra atualmente 41 concessões nos estados do Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo. Sozinha, a Aegea responde por 17% da participação do setor privado no setor de água e saneamento brasileiro.

Segundo a concessionária, as condições do contrato incluem um prazo de 12 anos e em reais, o que deve melhorar a sustentabilidade financeira da empresa. Isso acontece pela natureza de longo prazo dos investimentos da empresa e pelo fato do empréstimo acontecer na mesma moeda de receitas da companhia. A negociação também será a primeira do BID dentro da iniciativa Brazilian Local Currency.

“Por meio de empréstimos em reais, o BID ajudará a eliminar a exposição ao risco cambial de projetos de infraestrutura sensíveis a tarifas no Brasil”, disse Jean-Marc Aboussouan, chefe da Divisão de Infraestrutura do Departamento de Financiamento Estruturado e Corporativo do BID.

Como parte de seu compromisso com o banco, a Aegea está participando de duas iniciativas de sustentabilidade lideradas pelo BID, que incluem uma avaliação do programa de redução de perdas de água para melhorar seu índice de perdas e uma auditoria de economia de energia para avaliar o potencial de aumento da eficiência em suas empresas concessionárias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *