Redação – 01.11.2023 – O sistema, cedido pela administradora do terminal ao Detran, permite a fiscalização remota da área de embarque e desembarque de passageiros
Até pouco tempo atrás, o tráfego nas vias do Aeroporto Internacional de Brasília enfrentava sérios problemas devido às paradas no embarque e desembarque de passageiros, gerando filas e atrasos. Para organizar o trânsito e proporcionar maior fluidez na circulação de veículos, a Inframerica, concessionária que administra o terminal, usou videomonitoramento inteligente.
O projeto contou com a instalação de 17 câmeras fixas, além de câmeras móveis PTZ – que têm a capacidade de se movimentar para várias direções, inclusive com zoom – em todo o perímetro do aeroporto, para filmar a entrada e saída de veículos, monitorando o tempo de permanência dos motoristas na área de embarque e desembarque. O sistema também permite a vigilância de atitudes suspeitas, como a parada de veículos em locais proibidos do terminal ou de acesso restrito.
A instalação dos equipamentos resolveu os problemas de fluxo nos horários de pico por possibilitar um videomonitoramento inteligente e de maneira remota. Ao ler as placas dos carros, o sistema consegue controlar se os veículos estão respeitando o tempo máximo de permanência na área de embarque e desembarque, como explica Luiz Otávio Maciel, analista de Suporte da Roost.
Ele ainda lembra que a solução gera um alerta quando esse tempo se esgota e o motorista permanece no local, que notifica uma central do Detran-DF, graças a um convênio firmado com a concessionária do aeroporto. A Roost é uma empresa de tecnologia especializada em soluções de edge computing e desenvolveu o projeto de videomonitoramento.
Segundo o Detran-DF, cerca de 1,5 milhão de veículos circulam pelo terminal aéreo, por ano. O projeto otimizou o controle de tráfego dentro das vias do aeroporto e contou com campanhas de conscientização dos motoristas, numa primeira etapa, e depois com aplicação de sanções, pelo departamento de trânsito, aos motoristas que não cumprem as regras, ou seja, que ficam parados além do tempo necessário ou estacionam irregularmente.
O projeto de videomonitoramento inteligente do Aeroporto de Brasília foi desenhado pela Roost utilizado tecnologia de câmeras da Hikvision e software da ISS – Tecnologia e Serviços.