Aeroporto de Jericoacoara custará R$ 78,8 milhões

Da Redação – 04.08.2016 –

Giro de Obras: previsto para ser entregue no final do ano, terminal cearense terá pista de 2,2 km e deve receber voos internacionais.

Destino de turistas internacionais e dos nativos brasileiros, Jericoacoara ganha agora um aeroporto todo seu. O terminal, com pista de 2,2 km e 45 metros de largura, tem capacidade para receber aviões de grande porte, ou seja, a cidade passa a ser ligada a outros aeroportos internacionais sem a necessidade da conexão atual com o aeroporto de Pinto Martins, em Fortaleza. A capital, aliás, fica mais perto: em vez das quase cinco horas para vencer o trajeto de 314 km de estradas e dunas, o percurso pode ser feito em menos de uma hora (desde é, claro, por via aérea).

Previsto para ser entregue no final do ano, o aeroporto de jericoacoara fica, na verdade, no município de Cruz, litoral oeste cearense e  deve custar pouco mais de R$ 78,8 milhões, dos quais 92,8% são oriundos de verbas federais e o resto do tesouro do Estado. De acordo com o governo cearense, o terminal de passageiros terá aparência rústica, com detalhes e janelas em parede e vidro e cobertura de taubilhas, uma espécie de telha de madeira. Tirando o embelezamento, a pista de mais de 2 km permitirá que aeronaves como os Boing 767-300 operem até 1,2 mil voos/ano.

A estrutura do novo terminal inclui o aparato de qualquer aeroporto internacional, ou seja, áreas para alfândega, Polícia Federal e um Hangar. “Os serviços seguem em ritmo satisfatório, o que possibilitará a entrega do terminal até o final de ano”, ressaltou o secretário da Infraestrutura do Estado, André Facó em visita à obra nessa segunda, dia 01 de agosto.