Águas Guariroba usa software para gerir equipe de manutenção

Da Redação – 29.09.2015 –

Concessionária de água e saneamento adota solução em Campo Grande (MS) para monitorar equipes de campo.

Funcionário usando tablet durante serviço de reparo (foto: divulgação).
Funcionário usando tablet durante serviço de reparo (foto: divulgação).

Desde o final de agosto as equipes de campo da Águas Guariroba estão sendo monitorados em tempo real. Como? A concessionária adotou o Sistema de Gerenciamento de Serviços, um software que indica graficamente, entre outras coisas, o status das ordens de serviços (OS) despachadas pela empresa. Do lado de quem gerencia o processo – o Centro de Controle Operacional (CCO) – os recursos são ainda maiores, permitindo o acompanhamento das atividades.

Para Rodrigo Moraes de Souza, gestor da Base Operacional da Águas Guariroba, o objetivo do novo sistema aumentar a qualidade da prestação do serviço. “Com a atualização online das OS, ganhamos tempo em logística”, diz. O especialista destaca que o gerenciamento tem duas versões – web e móvel.

Quando recebe uma demanda do consumidor, a concessionária abre uma OS. A partir daí, ela é gerenciada pelos coordenadores de equipes, que fazem a programação dos serviços a serem executados. Na rua, munidos de um tablet, os técnicos visualizam a atividade a ser realizada e informam as fases de atendimento.

Segundo Bruno Gayet, responsável pela implantação do sistema na concessionária, uma das principais mudanças é o mapa onde os coordenadores podem visualizar a localização das equipes de serviço. A atualização também disponibiliza uma “zona de calor”, onde são apontados as demandas prioritárias, caso dos vazamentos.