Alemães avançam com veículos autônomos elétricos

Da Redação – 26.05.2017 –

Parceria entre ZF e e.GO Mobile planeja desenvolver, produzir e vender veículos para transporte de pessoas e cargas em centros urbanos

Duas empresas alemãs acabam de fechar uma joint venture para colocar no mercado veículos elétricos autônomos que devem facilitar a mobilidade urbana. O primeiro protótipo, aliás, já foi apresentado no campus da RWTH Aachen University. A cidade alemã também foi escolhida para sediar a empresa conjunta entre a ZF, que entra com seu know how de soluções em acionamento elétrico, chassis e componentes de sistema para condução autônoma, e a e-Go Mobile, start up na área de produção de carros elétricos. A ZF, inclusive, já instalou uma infraestrutura de Indústria 4.0 no campus, a qual poderá ser utilizada para desenvolver uma produção em larga escala.

De acordo com Stefan Sommer, CEO da ZF, os veículos e-shuttle autônomos, conectados e altamente flexíveis, desempenharão um papel significativo em áreas urbanas e metropolitanas do futuro. Ele avalia que os equipamentos devem ser direcionados para modalidades de transporte seguras, confortáveis, eficientes e ambientalmente corretas. Além dos dispositivos driveline eletrificados, a fabricante deve disponibilizar suas tecnologias de chassis e de fusão de sensores para a joint venture.

Um dos componentes será a caixa de controle de supercomputação escalável ZF ProAI, cujo papel  central num sistema de veículo integrado pode ser atualizado na nuvem. A caixa de controle baseia-se em algoritmos de inteligência artificial para aplicações na infraestrutura do veículo, sendo inclusive capaz de aprender. Ela pode se comunicar com outros veículos e com o seu ambiente ao redor, tornando as frotas de veículos mais seguras e mais eficientes. Junto com outra companhia, a Nvidia, as duas parceiras atuais trabalham para desenvolver e testar funções de condução autônoma para os futuros veículos.