Alemanha quer facilitar emprego para estrangeiro qualificado

Do DW Brasil – 20.08.2018 – 

Ministro apresenta pontos centrais de futuro projeto de lei de imigração que prevê atrair trabalhadores qualificados de fora da UE. Indústria e comércio elogiam proposta.

O ministro do Interior da Alemanha, Horst Seehofer, apresentou nesta quinta-feira (16/08) os pontos centrais de uma nova lei de imigração que prevê facilitar o ingresso de mão de obra qualificada no país.

A legislação vai afetar sobretudo profissionais de fora da União Europeia (UE), já que os cidadãos europeus podem trabalhar em qualquer país do bloco.

A Confederação Alemã das Câmaras de Indústria e Comércio (DIHK), que afirmou recentemente que há 1,6 milhão de postos de trabalho não ocupados, elogiou a iniciativa e disse que o governo envia um bom sinal à indústria do país e aos trabalhadores estrangeiros.

O envelhecimento da população já é há muito tempo uma preocupação dos empresários alemães, que temem que a situação afete a economia do país nos próximos anos.

O plano apresentado pelo governo não menciona um sistema de pontos semelhante ao do Canadá, como havia sido sugerido pelo Partido Social-Democrata (SPD) em 2016.

Segundo o documento, critérios para a imigração são qualificação, idade, conhecimentos linguísticos, existência de uma oferta concreta de emprego e garantia de que o imigrante poderá viver de seu trabalho, sem necessidade de ajuda social.

O foco não estará na formação universitária, mas na qualificação profissional. A chanceler federal Angela Merkel afirmou que a intenção é possibilitar a entrada no país de “padeiros a engenheiros”.

O documento também propõe deixar de lado a polêmica preferência que as empresas alemãs devem dar aos cidadãos alemães na hora de preencher uma vaga.

O texto prevê ainda que profissionais qualificados poderão passar um tempo na Alemanha para procurar emprego, desde que preencham requisitos de qualificação e conhecimento da língua. Eles não poderão solicitar ajuda social, mas poderão trabalhar em empregos temporários para se sustentar enquanto estiverem no país.

A partir dos pontos centrais apresentados por Seehofer, o gabinete de governo deverá agora elaborar um projeto de lei, que deverá estar pronto até o final do ano e será depois enviado para a aprovação do Parlamento.

O Ministério do Interior ressalvou que os pontos centrais não são uma versão definitiva do projeto de lei, que ainda será debatido pela coalizão de governo.