Algar Telecom amplia uso de energia solar em telefonia celular

Da redação – 08.03.2016 – 

Estações rádio base (ERBs) receberam painéis fotovoltaicos e têm potência máxima de 450 KWp cada uma.

Pioneira na adoção da energia solar fotovoltaica em suas instalações, a mineira Algar Telecom acaba de ativar esse tipo de geração em duas estações rádio base (ERBs) de telefonia celular. As duas instalações aconteceram em Uberlândia, sede da empresa e contam com módulos para suprir a energia que os dispositivos precisam para funcionar. Segundo a operadora, a geração aumenta a eficiência energética das ERBs, pois reduz a possibilidade de falha em função da não-alimentação. Com capacidade de 450 KWp, as fontes estão interligadas à malha da concessionária local.

Uma das ERBs com geração solar fica no aeroporto da cidade e a segunda está localizada no bairro Jardim Karaíba. Em ambos os casos, o fornecimento primário de energia acontece pela rede tradicional de energia. De acordo com a Alsol, empresa responsável pelo projeto, a Algar foi a primeira operadora a ter um site de telecomunicações com energia solar integrada à rede das concessionárias, adotando a geração distribuída ainda em 2013. A empresa também adiantou que outros projetos estão sendo finalizados – com e sem interligação às redes das concessionárias. No ano passado, outro site já tinha sido ativado com a matriz solar, em Araguari (MG).

Para diretor de Operações e Tecnologia da Algar Telecom, Luís Antônio Andrade Lima, a opção por alternativas mais sustentáveis é algo natural na empresa. “Ao recorremos à luz do sol para suprir parte da nossa demanda de energia, estamos diversificando a matriz e contribuindo para a desopressão do sistema elétrico tradicional”, afirma.