A Alloha Fibra captou R$ 750 milhões em debêntures simples, não conversíveis em ações. A operadora explicou que a emissão foi composta por três séries de debêntures, sendo as duas primeiras com títulos incentivados, que concedem aos investidores incentivos fiscais especiais nos termos da legislação aplicável. Este montante em específico deve ser utilizado para a expansão de redes de acesso e aquisição de equipamentos para conexão banda larga. Já os recursos da terceira série será destinado ao pré-pagamento de obrigações financeiras vincendas em 2025 e 2026.
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As séries da emissão terão vencimento entre 6 e 10 anos com amortização do principal em duas parcelas anuais consecutivas para a 1ª série, em três parcelas anuais consecutivas para a 2ª série e em cinco parcelas anuais consecutivas para a 3ª série. Sobre o valor nominal das debêntures da 1ª série, incidirão juros remuneratórios correspondentes a 9,5% ao ano, e os da 2ª série a 9,7% ao ano, e quando mencionada em conjunto com a remuneração das debêntures da primeira série. Já as da 3ª série, incidirão juros a 100% da variação acumulada da taxa DI, acrescida exponencialmente de spread de 2% ao ano.
O Itaú BBA foi o coordenador líder da operação, enquanto o Bradesco BBI, o Santander, o UBS BB e o ABC Brasil atuaram como coordenadores. A Standard & Poor’s foi a responsável pela classificação de risco da emissão, como condição precedente à liquidação, atribuindo o rating ‘brA’ à operação.
Receita líquida da Alloha Fibra cresceu
A Alloha Fibra registrou receita líquida de R$ 434 milhões no primeiro trimestre, crescimento de 5,5% em relação ao mesmo período de 2024. O EBITDA também avançou, atingindo R$ 201 milhões, alta de 2,2% na comparação anual. A operada explica que o resultado líquido foi afetado pelo aumento das despesas financeiras, em parte relacionadas à estratégia de manutenção de um caixa robusto para suportar os investimentos e compromissos futuros.
Um importante marco de 2024 foi a conclusão da integração da maranhense Atex Telecom às operações da Alloha Fibra, em menos de seis meses. O processo envolveu a unificação de 12 sistemas e a incorporação de mais de 200 colaboradores, estabelecendo bases sólidas para o aumento da produtividade e da eficiência operacional.
Na frente comercial, a vertical B2C reforçou a presença regional da marca Giga+ Fibra no Ceará ao patrocinar os dois principais clubes de futebol do estado: o Fortaleza Esporte Clube e o Ceará Sporting Club. Além de ampliar a visibilidade da marca nacionalmente, a iniciativa também estreita o relacionamento e a proximidade com os consumidores do Nordeste, território em que a Alloha Fibra é amplamente reconhecida. Atualmente, a empresa detém 300 mil clientes no Estado e é líder do mercado em Fortaleza com 22% do market share.