Alsol Energias Renováveis fornece solução para Algar Telecom

Da Redação – 14.10.2015 – 

Contrato inclui instalação de energia fotovoltaica em 14 sites da empresa de telecomunicações em Minas Gerais.

O projeto de eficiência energética da Algar Telecom foi aprimorado com a adoção da energia fotovoltaica em 14 sites da empresa. Segundo ela, os módulos fotovoltaicos vão fornecer a energia aos equipamentos de telecomunicações em campo. Nessa primeira etapa, a potência máxima prevista é de 450 kWp e a energia será consumida nos próprios sites ou injetada, instantaneamente, na rede elétrica da distribuidora de energia.

A estimativa é de que aproximadamente 1.800 módulos fotovoltaicos sejam utilizados, com benefícios para a operadora e para a distribuidora de energia. Isso acontece em função da redução de perdas na rede elétrica, caracterizando mais uma ação de eficiência energética do projeto.

Segundo Luis Antônio Andrade Lima, diretor de Operações e Tecnologia da Algar Telecom, a opção por alternativas mais sustentáveis é algo natural na empresa. “Ao recorremos à luz do sol para suprir parte da nossa demanda de energia, estamos diversificando a matriz e contribuindo para a desopressão do sistema elétrico tradicional”, afirma.

Em 2013, a Algar Telecom inaugurou em Uberlândia (MG), cidade sede da empresa, o primeiro site de telecomunicações do Brasil com energia solar fotovoltaica conectada à rede elétrica. E, no início de 2015, um outro site em Araguari (MG) também foi ativado. A previsão é que o sistema seja ampliado para 3 MWp em 20 sites no total nos próximos 2 anos.