Anatel mostra 3,2 mil cidades com backhaul de fibra óptica

Da Redação – 17.04.2017 –

Lista indica municípios com infraestrutura de transporte de alta capacidade e está disponível no site da agência

A estrutura de backhaul óptico é um meio termo entre os backbones (infraestrutura de longa distância) e as redes de acesso. Agora, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) resolveu facilitar a vida das operadoras e seus planos de expansão, divulgando a lista das 3.225 cidades que possuem esse tipo de infraestrutura. Segundo a agência, o objetivo é “buscar a participação da sociedade e, principalmente, dos prestadores regionais que fornecem acesso de banda larga para contribuir com a validação e atualização dos dados”.

Com a transparência, a agência pretende manter um diagnóstico atualizado da infraestrutura de telecomunicações, o que pode facilitar a construção de novas políticas públicas. A ideia é manter as informações sempre atualizadas. Os dados atuais, por exemplo, são de 2016 e foram recolhidos juntos às associações que reúnem as empresas que fornecem serviços de banda larga e de algumas das operadoras (Abramult, Abrint, Algar, Claro, Lognet, Oi, Redetelesul, Sercomtel, Solintel e Vivo).

A agência também espera que os dados recém-divulgados sejam atualizados pelas próprias empresas que atuam no setor, principalmente naqueles onde o backhaul existente não seja de fibra óptica. A instituição, inclusive, criou um canal específico para essa atualização: pruv@anatel.gov.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *