Aneel confirma vitória de Furnas em leilão de linha de Belo Monte

Da Redação – 1 de abril de 2014

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou hoje o resultado do leilão de linha de transmissão de Belo Monte, realizado no dia 7 de fevereiro. A disputa para o projeto, que prevê a construção, operação e manutenção de instalações de transmissão que vai escoar a energia produzida pela hidrelétrica de Belo Monte para a região Sudeste, foi vencido pelo consórcio IE Belo Monte, formado por Furnas, State Grid e Eletronorte.

No último dia 12, porém, a empresa Abengoa Construção Brasil, que ficou em segundo lugar no leilão, apresentou recurso administrativo com efeito suspensivo contra o despacho, sob o fundamento de que os requisitos de habilitação técnica não foram integralmente atendidos pelo consórcio IE Belo Monte.

A Aneel, no entanto, não acatou o recurso e confirmou o resultado do leilão. O consórcio venceu a disputa com a proposta de R$ 434,6 milhões, com deságio de 38% sobre o valor máximo definido pelo governo. A Abengoa havia apresentado proposta de R$ 620,4 milhões, com deságio de 11,49%.

(André Borges | Valor)