Apertem os cintos, a escavadeira assumiu o controle total da terraplenagem

Da Redação – 10.06.2016 –

Novos modelos da Komatsu contam com um sistema de GPS/GNSS integrado, que permite a escavação automatizada com base em projetos 3D ou 2D.

Foto: Wayne Grayson.
Foto: Wayne Grayson.

A Komatsu, fabricante japonesa de máquinas pesadas, adicionou mais dois modelos de escavadeiras semiautomáticas ao seu portfólio de equipamentos inteligentes. Os modelos PC490LCi-11 e PC30LCi-11 foram apresentados, no final de maio, em uma planta de demonstração localizada em Cartersville, na Georgia. A história é da equipe de reportagem da revista eletrônica Equipment World, que acompanhou o lançamento.

Segundo a reportagem da EW, as máquinas já saem da fábrica com um sistema de GPS/GNSS totalmente integrado, que permite a escavação automatizada em 3D ou 2D. Com uma antena instalada na parte traseira das escavadeiras, é possível receber informações de posicionamento via satélite, que correspondem a um mapa topográfico armazenado no monitor de cada uma delas.

Essa tecnologia permite o acompanhamento, em tempo real, de onde está havendo a movimentação e os cortes de terra que foram definidos no projeto inicial.

No modo manual, o operador pode usar os joysticks para fazer a movimentação e o corte do material de acordo com o perfil indicado na tela do monitor. Já no modo automático, os recursos hidráulicos do equipamento assumem a operação e fazem um corte perfeito, seguindo os projetos designados anteriormente pelo sistema.

A Komatsu chama os novos modelos de semiautomáticos porque eles permitem que o operador estenda e traga tanto a lança quanto a pá. O controle guiado por GPS do sistema hidráulico, por sua vez, garante um corte mais preciso, atendendo perfeitamente o que foi projetado nos traçados de 3D ou 2D, que ficam armazenados no computador de bordo. Ou seja, a máquina recebe as informações desses projetos e acompanha as diretrizes de GPS/GPNSS.

Durante a demonstração em Cartersville, os repórteres da EW tiveram a oportunidade de operar uma escavadeira de 36 toneladas no módulo automático. Acompanhe a experiência no vídeo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *