Aplicativo mostra posição dos ônibus em São Paulo e Rio de Janeiro

Da Redação – 29.10.2015 – 

Solução foi desenvolvida por startup europeia, que investe em parcerias com prefeituras. Estimativa da empresa é atingir 1 milhão de usuários em 12 meses.

O Trafi, aplicativo criado por um grupo de estudantes europeus, diz que tem a mais atualizada malha de transporte público do mundo. A startup já recebeu investimentos de quase 7 milhões de euros e funciona em vários países, incluindo Turquia, Rússia e as repúblicas bálticas. O Brasil seria o primeiro país fora do continente europeu a receber o aplicativo, que está ativo para as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. O serviço também seria oferecido em modo off-line.

“O Trafi permite que os passageiros possam acessar todos os horários de transportes públicos de São Paulo e Rio de Janeiro, mesmo quando não tiverem uma conexão de dados funcionando”, diz Martynas Gudonavičius, CEO e um dos fundadores da empresa. “Para nós é muito importante levar a missão de descomplicar e incentivar o uso do transporte público às duas maiores capitais do país”, completa.

O acesso off-line foi criado para garantir o mesmo padrão de qualidade na ausência de conexão de dados nos smartphones dos usuários. É o caso da maioria dos metrôs do mundo, onde a instabilidade da transmissão de dados é maior por se tratar de um transporte subterrâneo. O aplicativo não necessita de alimentação contínua para a navegação na agenda de tráfego da cidade, uma vez que disponibiliza as agendas completas em formato comprimido. Mas, trabalha mais rapidamente, segundo os fundadores, quando o passageiro está conectado.

O conjunto de dados de trânsito, incluindo as opções de caminhos e modos de transporte, ocupa cerca de 1MB de armazenamento para a maioria das cidades, o que é compatível com aparelhos de menor capacidade. Os usuários dos sistemas Android e iOS podem baixar o Trafi no Google Play e na Apple Store.