Aplicativo para crowdsourcing ajuda a gerenciar água

Da Redação – 06.10.2015

IBM e Cidade Democrática criam recurso colaborativo para coletar e analisar dados sobre situação da água no estado de São Paulo

A IBM Brasil e o Instituto Cidade Democrática lançaram o aplicativo Água Viva, ferramenta colaborativa que possibilita o registro de qualquer incidente relacionado com a gestão de água no estado de São Paulo. Entre os problemas que podem ser reportados estão localização de fontes, vazamento e falta de água, entre outros. A iniciativa também favorece a troca de ideias sobre como poupar o recurso natural.

Desenvolvido pela IBM, o aplicativo utiliza tecnologia chamada Mobile Aplication Fabric (MAF). Segundo a empresa, o MAF é uma plataforma de desenvolvimento de aplicações de georreferenciamento criada pelo Laboratório de Pesquisa da IBM Brasil e baseada no IBM Worklight Foundation.

A principal característica da plataforma é a criação de aplicações móveis para crowdsourcing e ele já está disponível para dispositivos móveis em Android e, em breve, para iOS.

Segundo o instituto Água Viva, o objetivo do aplicativo é utilizar a inteligência coletiva para produzir propostas e ações, por meio da interação, colaboração e exercício do papel social de cada um em prol de um bem comum.

As informações coletadas pelo aplicativo erão analisadas e levadas ao poder público pelo Instituto Cidade Democrático, com o objetivo de potencializar a capacidade da sociedade civil em articular-se para auxiliar os governantes na tomada de decisões.