Aplicativo para smartphone substitui telemetria em medidores de energia

MOBii_ilustracao_01Da Redação – 28.09.2015 – 

Solução da CAS Tecnologia utiliza o Bluetooth e o 3G para enviar medições de consumo de equipamentos que não possuem sistemas automatizados.

A CAS Tecnologia, desenvolvedora de soluções para redes de água, energia e gás, aproveitou o 13º Latin American Utility Week, que ocorreu em São Paulo semana passada, para apresentar o aplicativo de coleta de dados e parametrização de medidores eletrônicos de energia elétrica para equipamentos que não possuem telemetria. Disponível para smartphones e tablets com sistema operacional Android, a solução chamada de MOBii (Mobilidade Inteligente Integrada) será utilizada pela CELG, concessionária de energia elétrica de Goiás, ainda este ano.

Para Ednaldo Flores, gerente de medição da CELG, o aplicativo vai tornar o processo mais enxuto na coleta de dados dos medidores pelos leituristas. “Será possível estabelecer uma gestão operacional e dos coletores mais eficiente porque a parametrização sairá do celular, descartando a necessidade de visitar as residências a cada dois anos”, diz ele.

Para ser utilizado, é necessário que o MOBii esteja instalado em todo parque tecnológico de energia. Após isso, o leiturista passa com a solução aberta em seu dispositivo móvel e, via Bluetooth, coleta as informações sem a necessidade de digitação. O aplicativo recebe a informação e encaminha, em tempo real, os dados para a concessionária automaticamente pela internet (3G ou Wi-Fi).

Entre as vantagens do MOBii, a empresa destaca a capacidade de gerenciamento do melhor roteiro a ser feito para as medições em campo e a possibilidade do leiturista de fotografar e encaminhar para a análise da concessionária caso ocorra uma falha. Outra característica é o aplicativo só dar acesso ao medidor sob demanda do sistema central e por um período de tempo pré-determinado, impedindo que outras pessoas possam utiliza-lo indevidamente.