App viabiliza pedido de manutenção corretiva com um só clique

Tracbel desenvolve aplicativo para auxiliar na manutenção corretiva de equipamentos pesados em campo, e já prevê novas versões da ferramenta para atender processos preditivos e preventivos.

Por Rodrigo Conceição Santos – 20.05.2016 –

Conect Tracbel III (645x800) (645x800) (2)A distribuidora de equipamentos pesados da Volvo e Metso, entre outras marcas, se rendeu ao mundo dos aplicativos e acaba de lançar uma ferramenta que ajuda os frotistas a solicitar manutenção mais rapidamente. Denominado como Connect Tracbel, o app permite aos operadores pedir auxílio com um só clique, além de poder registrar todas as intervenções e histórico da máquina em campo. A tecnologia vale tanto para equipamentos distribuídos pela empresa quanto de outras marcas e fornecedores.

Segundo Bruno Hostalacio, gerente de desenvolvimento operacional da Tracbel, o app opera online e off line. No segundo caso, ele armazena as informações e faz sincronização automática quando houver uma conexão com a internet. “Caso o cliente tenha como realizar uma ligação telefônica, mas não tenha acesso à Internet, o aplicativo o auxilia a ligar para a central de atendimento do Centro de Excelência Técnica Tracbel (Cetec), que irá fazer auxiliá-lo”, diz Hostalacio. O Cetec, aliás, segundo ele, gerencia todas as solicitações de manutenção pelo app, indo desde o cadastro de clientes até a solicitação de suporte, atendimento, cotações e vendas de peças e serviços.

O especialista explica que essa é uma primeira versão do aplicativo, desenvolvido pela GX2 Tecnologia (parceira de soluções da GeneXus), mas que novas versões devem ser apresentadas em breve. Essas atualizações podem, inclusive, contemplar parâmetros de manutenção preventiva e preditiva, que não estão no escopo atual, focado em chamados para manutenção corretiva. “Hoje, o aplicativo não está conectado com a tecnologia de telemetria dos equipamentos também, mas temos projeto para integra-lo, inclusive com o sistema de software de gerenciamento empresarial (ERP)”, salienta Bruno Hostalacio.

Alan Alencar, coordenador de TI da Tracbel, explica que a necessidade era por uma solução de resposta rápida, que não pusesse em risco a segurança operacional e de TI e a qualidade do produto final. Assim, diz ele, o desafio de entregar uma solução de mobilidade em um prazo curto (em quatro semanas o aplicativo já estava nas lojas da App Store e Google Play) levou a escolha da plataforma da GeneXus, Evolution 3 Smart Device. “Nós aliamos o conhecimento legado da plataforma com a facilidade e flexibilidade do Smart Device. Desenvolvemos em duas semanas uma aplicação nativa para o ambiente iOS e Android com recursos de multimídia, sincronismo e off-line contando com a consultoria da GX2”, diz.

Até agora, dizem os especialistas da Tracbel, foram feitos mais de 200 dowloads pela App Store e mais de 70 pelo Google Play e a ferramenta funciona como o previsto.