Mineradora da Guatemala estende uso de geradores de energia

Da Redação 16.07.2015 – 

O projeto, iniciado em janeiro de 2013, foi prorrogado até o primeiro trimestre de 2016.

A APR Energy assinou contrato para extensão de projeto de energia de 16 MW para um cliente de mineração da Guatemala. A mina trabalha de forma independente da rede elétrica local e os geradores móveis a diesel da empresa são a única fonte de energia para as operações.

Segundo Tom Caldwell, diretor administrativo da APR Energy das Américas, as indústrias extrativas precisam de energia 24 horas por dia, com economia de cargas variáveis. “Esse projeto é apenas um em uma crescente lista de soluções bem-sucedidas que já oferecemos a empresas de mineração e outras instalações industriais no mundo todo”, diz.

Vendas de geradores de energia começam a diminuir após recordes de 2014

Entre essas soluções, a empresa destaca o projeto em Moçambique com a Vale, iniciado em 2011, e outro atendendo uma mina de cobre no noroeste de Botswana em 2012, além de um projeto atual para uma mineradora do Pacífico Sul.

Moçambique
O caso de Moçambique, citado pela APR Energy, está ancorado no mercado mineral, que junto com petróleo e gás, encabeça o crescimento do país do sudeste da África na faixa de 6% ao ano. A Vale Moçambique, subsidiária da Vale, necessitava de uma fonte confiável de energia de reserva para a fase de construção da sua operação de mineração na província de Tete. A solução de energia provisória exigia unidades geradoras transportáveis e de mobilização rápida, que resultassem num fornecimento contínuo e ininterrupto de energia, cobrindo o pico de demanda.

Segundo relatório da APR Energy, a Vale exigia capacidade adicional durante a fase de comissionamento do Projeto de Carvão Moatize para complementar a oferta da rede local. Era necessária uma fonte de energia de reserva confiável para garantir a disponibilidade constante de energia e evitar tempos de inatividade dispendiosos. “O projeto precisava de ser implementado com sucesso dentro de um calendário rigoroso, embora operando em um ambiente muito desafiador. A usina serviria para atender aos requisitos de procura até a Vale poder construir uma grande usina a carvão, que iria fornecer toda a energia no local”, informa a fabricante de  grupos geradores.

A solução foi instalar e comissionar uma central de grupos geradores de 10MW turn-key. Usando módulos de geração de potência a diesel, os engenheiros de projeto da APR Energy criaram uma solução personalizada que incluía a implementação de um sistema de medição volumétrico de combustível e desenho de uma linha aérea de 2km da central para uma subestação próxima.

A central foi configurada para  operar em paralelo com a carga base da rede, com a capacidade de comutar instantaneamente para modo ilha na eventualidade de uma falha.

A APR Energy garante que as unidades de geração forneceram potência confiável e dedicada ao Projeto de Carvão Moatize da Vale ao longo da fase crítica de comissionamento do local da mina. “Os engenheiros da APR Energy trabalharam em conjunto com o pessoal operacional da Vale para desenvolver um programa de formação para a operação e manutenção das unidades. Em 2011, após formação dos operários locais, a APR Energy transferiu a operação da usina para a Vale Moçambique para assegurar uma solução elétrica confiável e em longo prazo no local da mina”, informa a fabricante.