Arquiteto holandês inventa energia por gravidade

Da Redação – 07.12.2015 –

Cientistas encaram a descoberta como um passo para o futuro sustentável quando o assunto é geração de energia.

“Intuitivamente, pensei que a gravidade deve ter algo a oferecer, dado que tudo é atraído para a Terra. Entendi que ao desequilibrar um peso que está pouco estável na parte alta, usando pouca força, acabaria gerando uma grande força na parte baixa em um único ponto. A ideia era que isso deveria produzir algo”. A frase é de Janjaap Ruijssenaars, arquiteto holandês da Universe Architecture. E ele estava certo no que pensava. Tanto que esse raciocínio o levou a inventar o que alguns cientistas holandeses acreditam ser a evolução sustentável para a geração de energia.

É o caso de Theo de Vries, arquiteto de sistemas de conferencista sênior do grupo Robotics and Mechatronics, associado à Universidade de Twente, também na Holanda. “Cientistas estão chamando a técnica de um avanço porque, graças a um uso inteligente da gravidade, a energia criada do chamado método Piezo, que converte pressão mecânica em energia elétrica, aumenta de 20% a 80%”, diz.

A professora Beatriz Noheda na Rijksuniversiteit Groningen, da Faculdade de Matemática e Ciência Natural em Twente, também acredita que a produção de energia por esse método é parte do futuro. “Em situações onde não podemos trabalhar de forma sustentável com módulos solares, poderemos ser capazes de usar essa nova técnica”, avalia ela.

O próximo passo para Ruijssenaars é implementar a sua invenção, desenvolvida com o apoio de outros cientistas, como o próprio Theo de Vriese, e também Jan Holterman. Esses dois trabalham para a Viro, uma empresa de engenharia internacional que resolve problemas técnicos para empresas no setor industrial.

A ideia é buscar aplicações práticas para a técnica. Usos potenciais sugeridos por eles poderiam incluir a fabricação de um carregador para celulares sustentável ou um gerador de luz para residências, entre outras possibilidades.