Lançamento de autobetoneira da Volvo com a Liebherr tem capacidade de carga 1m³ superior

Redação – 15.10.2020 –

A divisão de caminhões da Volvo (Trucks) anunciou o lançamento da versão VM Light Mixer. Em suma, o veículo é 900 kg mais leve que a versão 8×4 tradicional. Combinado com um novo modelo de betoneira mais leve desenvolvido pela Liebheer, a tara do conjunto baixou quase 2,5 kg, o que a levou para 11.650 kg. Isso, segundo as fabricantes, possibilita que os concreteiros transportem até 1 m³ a mais de concreto e, atendendo a lei da balança para veículos de quatro eixos.

O lançamento ocorre em momento que a Volvo julga bom no mercado, dado que as vendas de autobetoneiras cresceram 58,5% nos dez primeiros meses deste ano e já apresentaram crescimento expressivo durante todo o ano de 2019. Mais do que isso, o nível de atividade da construção civil em agosto deste ano alcançou patamar semelhante ao de agosto de 2011, um dos melhores anos da história da construção civil brasileira, segundo o Cbic.

“Já tínhamos um produto de referência em betoneiras e fomos consultados por concreteiras para fazer um caminhão ainda mais leve. Por isso desenvolvemos essa nova versão do Volvo VM, que permite transportar mais carga útil”, diz Clóvis Lopes, gerente comercial de caminhões da Volvo.

No VM Light Mixer a distância entre-eixos é de 4.550mm, que é mais curto e por isso melhor para distribuir o peso da betoneira. “Mesmo com o entre-eixos mais curto, o caminhão vem equipado com grandes tanques de combustível (200 litros) e Arla32 (50 litros), que permitem rodar o dia todo sem reabastecimento”, pontua a montadora
Outro diferencial do VM Light Mixer é o 4º eixo direcional dianteiro. “Projetamos um eixo direcional de verdade, que diminui o arraste dos pneus e permite manobras em raios curtos, comuns em canteiros de obra”, diz Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas de caminhões. Segundo ele, o 4º eixo é um projeto Volvo, instalado no veículo já na linha de montagem, com garantia de fábrica e sem adaptações. Opcionalmente esse eixo pode ser equipado com sistema suspensor, para trechos em que o caminhão roda vazio ou em eventuais manobras.

Trem de força, suspensão e cabine
O veículo tem motor de 270 cv, com transmissão manual de 9 marchas. Opcionalmente, o motor pode receber escape vertical, para operações em terrenos mais acidentados.
Já as suspensões traseiras têm molas parabólicas, e os pneus são 275/80 R22,5 de uso misto. O veículo também pode ser equipado com rodas de alumínio, para reduzir ainda mais peso.

Concebido para operações de transporte entre usinas de concreto e obras em centros urbanos, o Volvo VM Light Mixer é equipado com cabine curta, com grande área envidraçada para melhor visibilidade, o que é importante para manobras em canteiros apertados. O veículo tem bancos para motorista e ajudante, mas opcionalmente pode receber banco de passageiros para duas pessoas.