“Big data” dos caminhoneiros brasileiros traça perfil dos profissionais

Da Redação – 28.01.2016 –

Parceria entre a empresa de pesquisa Ipsos e a Truckpad, startup especializa em no mercado de transporte, refina informações sobre os profissionais autônomos brasileiros.

O braço local da Ipsos, companhia global de pesquisas, tem uma visão realista – e nada estereotipada – dos caminhoneiros brasileiros: são profissionais que dirigem veículos sofisticados e usuários intensivos dos recursos de mobilidade, principalmente para realizar negócios, ou seja, fechar o transporte de cargas. O celular também é muito usado para manter o contato com a família. De olho nesse potencial de dados, a empresa juntou-se à Truckpad, startup brasileira especializada em conectar os mesmos motoristas a quem quer contratar o frete.

Com a parceria, a Ipsos entra com seu know how em pesquisa e a Truckpad viabiliza o processo por meio de seu aplicativo, que já registra mais de 350 mil ativações, que compilam os dados dos motoristas. A empresa também detém um banco com mais de 500 mil caminhoneiros. Um dos destaques do sistema é prever as necessidades de produtos e serviços para esses motoristas ao longo de seu percurso, cruzando essas informações com o outro lado da ponta: a plataforma registra mais de 400 mil ofertas de fretes por mês e, somente em dezembro do ano passado, apontou um potencial de frete que soma cerca de R$ 1,5 bilhão.

Dados serão estratificados, inclusive com recursos de geolocalização 

Na avaliação dos dois parceiros, a investigação conjunta vai permitir a apuração de várias informações, incluindo desde as rotas mais utilizadas pelos profissionais até os hábitos de consumos dos motoristas autônomos que dirigem caminhões pelo Brasil, um universo superior a 1 milhão. Os dados serão estratificados, inclusive regionalmente, em função dos recursos de geolocalização da plataforma. A coleta de dados será feita via questionários elaborados pela Ipsos, hospedados no Truckpad, e que poderão ser acessados diretamente no celular ou smartphone dos caminhoneiros.

“Se uma montadora precisa conhecer a satisfação do motorista com um caminhão específico, por exemplo, podemos selecionar uma amostra de caminhoneiros com o perfil desejado”, explica Fernando Deotti, diretor da Ipsos Loyalty. De acordo com ele, o questionário é respondido online e os resultados são disponibilizados para o contratante da pesquisa em um tempo menor do que em estudos tradicionais que falam com os profissionais nas estradas para depois tabular os dados.

Por outro lado, a TruckPad, por meio de sua plataforma de marketing digital RoadDrivers, permite que fornecedores do setor automotivo tenham um canal direto de relacionamento com os caminhoneiros. “Agora, em parceria com a Ipsos, os fornecedores do setor poderão conhecer mais a fundo o setor e os caminhoneiros”, explica Carlos Mira, CEO da TruckPad.