Blocos de concreto terão avaliação de ciclo de vida modular

Da Redação – 14.05.2018 –

A Avaliação de Ciclo de Vida modular (ACV-m) de blocos de concreto integrará o projeto ecoinvent, base de dados de ACV internacional e financiado pela Secretaria Suíça para Assuntos Econômicos (Seco) por meio do projeto “Sustainable Recycling Industries” (SRI). O objetivo é coletar dados dos processos de produção e compila-los em forma de inventários de ciclo de vida.

O projeto, realizado no âmbito de um edital, foi lançado no final de 2017 pelo ecoinvent, por meio de um consórcio composto pelo IPT, Unicamp, UFRGS, UFES e Quantis, com colaboração da USP.

Foram coletados dados dos seguintes produtos: clínquer, sete tipos de cimento brasileiros, 13 traços de concreto dosado em central, areia, brita, escória granulada de alto forno, argila calcinada e bloco de concreto. No caso do bloco de concreto de 4 MPa, foram utilizados os dados coletados no âmbito do projeto ACV-m, cedidos pela Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto (Bloco Brasil), Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e Conselho Brasileiro da Construção Sustentável (CBCS).

O ACV-m de blocos e pisos intertravados de concreto foi desenvolvido em 2014 sob o patrocínio da ABCP, da Bloco Brasil e do CBCS. Participaram desse inventário de ciclo de vida 33 empresas fabricantes associadas à BlocoBrasil, iniciativa que resultou em índices que foram usados neste trabalho do IPT e demais universidades e entidades.

O projeto tem conclusão prevista para este mês de maio. Os dados coletados estarão disponíveis na base de dados ecoinvent, na forma de inventários de ciclo de vida. Essa base é de acesso restrito a seus assinantes, mas há uma área de acesso público que permite visualizar cada inventário de ciclo de vida separadamente, por meio do site https://ecoquery.ecoinvent.org. Também há a intenção de disponibilizar os inventários de ciclo de vida desenvolvidos neste projeto no Banco Nacional de Inventários de Ciclo de Vida, chamado SICV (https://sicv.ibict.br/Node/), de acesso público.