Construtora francesa entra definitivamente na era da digitalização

Da Redação – 08.01.2018 –

A construtora francesa que opera em mais de 80 países, Bouygues Construction, está acelerando a adoção digital em suas atividades por meio de sistema fornecido pela Accenture e Dassault Systèmes. A Companhia, cujo faturamento ultrapassou a cifra de 11,8 bilhões de euros em 2016, aposta numa estrutura de trabalho que integre tecnologias e processos para melhorar a eficiência das construções de ponta a ponta. Em suma, é uma ampliação dos sistemas de modelagem da informação para construção (BIM), com o diferencial da digitalização de dados desde a concepção do projeto até os últimos detalhes da obra.

A plataforma 3DExperience, da Dassault, é o core do processo, que visa centralizar informações ao longo do ciclo de vida da construção. Com isso, a Boygues também pretende melhorar a estruturação de seus métodos operacionais. “Ao fornecer aos funcionários e cadeia logística uma plataforma de trabalho digital, empregando nela todos os dados dos projetos, a solução garantirá maior eficiência para nos ajudar a atender todas as expectativas de nossos clientes”, diz Philippe Bonnave, presidente e diretor executivo da construtora.

Na avaliação de Bernard Charlès, vice-presidente e CEO da Dassault Systèmes, as cidades inteligentes e sustentáveis incluem redes complexas de sistemas que requerem uma nova forma de pensar na indústria da construção civil. Os recursos naturais, defende o executivo, devem ser utilizados de forma mais eficiente, os custos de construção devem ser reduzidos e os projetistas, colaboradores terceirizados e operadores devem se aproximar. “A plataforma 3DExperience oferece à Bouygues Construction uma oportunidade única de ser pioneira no setor de construção com processos de negócios e uma abordagem holística que integra a empresa e sua estrutura logística em uma cadeia de criação de valor”, conclui.