Brasil é o trigésimo no ranking em conectividade global

Da Redação – 14.04.2016 –

Índice é medido pela fabricante chinesa Huawei e país mantém mesma posição de 2015.

A Huawei acaba de divulgar seu Índice Global de Conectividade 2016 da Huawei, colocando o Brasil na trigésima posição em termos de conectividade. Chamado de CGI, sigla inglês para Índice Global de Conectividade 2016, ele mede o progresso de 50 nações, considerando os investimentos e implantação de Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC) para atingir a digitalização econômica.

Mais detalhamente: o índice está baseado em 40 indicadores, entre eles fornecimento, demanda, experiência e o potencial de cinco habilitadores tecnológicos: banda larga, data centers, nuvem, big data e IoT. O investimento nestes cinco habilitadores tecnológicos permite que os países digitalizem suas economias.

No grupo de países que apresentaram evolução do CGI (e o Brasil não está nele), as principais melhorias foram em cobertura e velocidade da banda larga, além de tecnologias de nuvem, big data e internet das coisas (IoT).

Os níveis médios de conectividade nacional estão 5% maiores do que em 2015. Doze países melhoraram suas posições, enquanto quatro experimentaram uma queda. As três primeiras economias desenvolvidas são Estados Unidos, Singapura e Suécia.
No caso do Brasil, o relatório aponta que a banda larga é o centro da estratégia de convergência de TIC, ressaltando o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) e o Banda Larga para Todos. As próximas oportunidades estão em Big Data e Cloud Computing.

O GCI 2016 aponta que o investimento em infraestrutura digital, inclusive física, está correlacionado com ganhos no PIB, já que ele aumenta o dinamismo econômico, a eficiência e a produtividade.

Segundo a Huawei, para fomentar ainda mais esses ganhos, os países precisam evoluir tecnologicamente, investindo em novas tecnologias e garantindo que elas sejam adotadas por governos, indústria e pessoas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *