Caminhões da BR Aviation no Aeroporto de Guarulhos passam a usar Diesel Renovável HVO

O Diesel Renovável HVO reduz em 90% as emissões de gases de efeito estufa quando comparado ao Diesel derivado do petróleo

Por Redação

em 28 de Janeiro de 2025

A BR Aviation, unidade de negócios para abastecimento de aeronaves e atividades correlatas da Vibra, começou a abastecer seus caminhões que atuam no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, com biodiesel. A mistura adotada foi o Diesel Renovável HVO (sigla em inglês para Óleo Vegetal Hidrotratado), também conhecido como diesel verde.

Leia mais

A mistura combustível utilizada contém 10% de Diesel Renovável HVO, além do teor mandatório de 14% de biodiesel definido pela legislação e do diesel derivado do petróleo. A perspectiva é no futuro aumentar o percentual do novo combustível na mistura, proporcionando maior redução de emissões na operação dos veículos.

A iniciativa visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) da BR Aviation e a expectativa é de que a adoção desse biodiesel diminua em aproximadamente 80 toneladas de CO2 eq/ano. A Vibra acredita que a alternativa pode ser um diferencial que atraia clientes que desejam descarbonizar suas operações sem precisar investir em equipamentos elétricos, por exemplo, já que o motor a diesel convencional é compatível com o Diesel HVO.

O combustível já era utilizado no Aeroporto Internacional do Galeão há dois anos e a Vibra pretende expandir sua utilização para outras de suas operações além de Guarulhos.

Do que é feito o Diesel Renovável HVO

Produzido através do processamento de matérias-primas renováveis como óleo vegetal e/ou gordura animal, o Diesel Renovável HVO já vem sendo utilizado na Europa e Estados Unidos em escala comercial e serve como alternativa de fonte de energia limpa para o setor de transportes.

A Vibra defende que o esse biodiesel se destaca em relação a outras soluções de descarbonização porque pode ser utilizado puro ou misturado em qualquer proporção no diesel derivado do petróleo. Ele não tem necessidade de adaptações nos equipamentos de armazenagem e motores e não diminui a qualidade do óleo diesel utilizado.

Considerando o ciclo de produção e uso, o Diesel Renovável HVO pode reduzir aproximadamente 90% das emissões de gases de efeito estufa, quando comparado ao diesel derivado do petróleo.