Campinas será capital da fibra óptica de 18 a 19 de maio

Da redação – 28.04.2016 – 

CPqD, sediado na cidade, reúne especialistas mundiais para discutir o futuro das redes de telecomunicações.

Ninguém discute que as redes de fibra óptica são a infraestrutura a prova de futuro na área de telecomunicações. O que se discute são as tendências tecnológicas do segmento. E esse é o tom do workshop internacional Trends in Optical Technologies – Towards terabit per second optical networking, organizado pela EMBRAPII CPqD – Comunicações Ópticas, com a presença de vários especialistas globais no assunto.

“A programação inclui temas como transmissão em alta velocidade (100G para cima), avanços em fotônica integrada, fibras ópticas de nova geração, redes de acesso óptico de alta capacidade, novos processadores, técnicas cognitivas para redes definidas por software (SDN), entre outros”, adianta Daniel Pataca, coordenador do workshop.

Segundo ele, os assuntos serão abordados por especialistas brasileiros e por pesquisadores europeus e dos Estados Unidos. Entre os conferencistas internacionais já confirmados, destacam-se Andrew Chraplyvy, vice-presidente de pesquisas em Comunicações Ópticas dos Bell Labs, dos Estados Unidos, que dará sua visão sobre sistemas ópticos futuros e Salam El-Ahmadi, gerente técnico e um dos fundadores da fabricante norte-americana Menara, que falará sobre transceptores ópticos definidos por software.

Já o português Antônio Teixeira, da Universidade de Aveiro, em Portugal, deve apresentar as pesquisas mais recentes em redes ópticas de acesso de alta capacidade, enquanto Guylain Barlow, gerente sênior da norte-americana Viavi, mostrará os avanços da Ethernet com suas novas taxas de linha e técnicas de teste. Victor Grimblatt, diretor da Synopsys do Chile, terá como tema as inovações da Internet das Coisas (IoT).

Também estão confirmadas palestras de representantes da comunidade brasileira de pesquisa e desenvolvimento em tecnologias ópticas: Darli Mello, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); Aldebaro Klautau, da Universidade Federal do Pará (UFPA); Mônica Rocha, da Universidade de São Paulo (USP); Juliano Rodrigues de Oliveira, gerente de Tecnologias Ópticas do CPqD, e Júlio César de Oliveira, presidente da BrPhotonics.

Todas as palestras do workshop internacional, que estão em sua quinta edição, serão em inglês. A programação completa do evento está disponível no endereço www.cpqd.com.br/ciclodeeventos/evento/v-wton, pelo qual os interessados também podem fazer sua inscrição – que é gratuita.