Carbonífera catarinense completa 125 anos

Da Redação – 02.10.2015 – 

Produção anual da Metropolitana supera 580 mil toneladas de carvão

Desde 22 de setembro, a Carbonífera Metropolitana comemora seus 125 anos. Faz sentido, considerando que poucas empresas ultrapassam essa linha do tempo no país. Localizada em Criciúma (SC), a companhia montou uma visitação pública para mostrar como é feita a exploração de carvão mineral.

A centenária história da Metropolitana foi iniciada em 24 de setembro de 1890, no Rio de Janeiro, com o objetivo de realizar o assentamento de colonos italianos na região de Nova Veneza, Nova Treviso, atual Treviso, Nova Belluno, atual Siderópolis, Jordão e Belvedere.

Hoje a mineradora é certificada pela gestão da qualidade e ambiental, com a ISO 9001 e 14001. Gera mais de 800 empregos, produção anual de mais de 580 mil toneladas de carvão em 2014, extraídos na Mina Fontanella, em Treviso. A produção é destinada à geração de energia no Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, em Capivari de Baixo.

O controle acionário da empresa pertence a família Guglielmi e a diretoria executiva é formada pelo diretor Administrativo e Financeiro, Edson Jamel Hertel, e pelo diretor Comercial e de Produção, Cláudio Ivan Faraco Wasniewski.