Ceará recebe nova fábrica de componentes para turbinas eólicas

Da Redação – 19.01.2016 –

A dinamarquesa Vestas investiu R$ 100 milhões em unidade na cidade de Aquiraz.

foto divulgação vestas
foto divulgação vestas

A Vestas inicia a produçaõ de turbinas eólicas no Brasil com nova unidade fabril na cidade de Aquiraz (CE). O local, com 20 mil m², recebeu investimento de R$ 100 milhões e deverá produzir hubs e nacelles V110-2.0MW e V110-2.2MW, gerando mais de 500 postos de trabalho diretos e indiretos.

Além de atender aos clientes brasileiros, a expectativa da Vestas é que a produção da unidade de Aquiraz possa fornecer equipamentos também para outros países da América Latina.

De origem dinamarquesa, a Vestas atua no Brasil desde 2000, onde já possui 364 turbinas instaladas, o que representa uma capacidade total para gerar 713 MW de energia. Além disso, a companhia já tem 376 MW em contratos firmes, a serem entregues com unidades produzidas na fábrica. “Com um dos melhores ventos do mundo, o Brasil é uma das grandes apostas da Vestas para os próximos anos. Aqui, o mercado de energia eólica tem um grande potencial de expansão”, diz Rogério Zampronha, presidente da Vestas no Brasil.

A Vestas firmou parceria com as nacionais Aeris, produtora de pás eólicas e a ABB, responsável pela fabricação de geradores. “As parcerias com as empresas brasileiras reforçam o desenvolvimento da cadeia produtiva local e demonstram nossa confiança neste mercado”, finaliza Zampronha.