Cemig investe R$ 80 milhões em sistema de emergência

Da Redação – 09.06.2017 –

Aporte acontece em equipamentos telecomandados que agiliza o reestabelecimento de fornecimento de energia

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) está instalando 1,9 mil religadores trifásicos em sua rede de distribuição no estado. O aporte de R$ 80 milhões envolve a compra desses dispositivos para melhorar a qualidade do fornecimento de energia para os cerca de 8,2 milhões de usuários atendidos. Como se trata de um sistema de automação, a ativação da tecnologia também deve reduzir os custos com deslocamentos das equipes em serviços de manutenção. Além dos religadores trifásicos, a Cemig está instalando 950 religadores monofásicos, que impactam na redução do número de interrupções, principalmente nas áreas rurais.

“Com esses novos equipamentos, esperamos uma melhoria nos indicadores que medem a qualidade do fornecimento de energia, com redução no tempo e na quantidade das interrupções para os clientes da Cemig”, explica Marcos Arruda, gerente de Automação e Planejamento da Operação da Distribuição da concessionária mineira. Segundo ele, o aumento da flexibilidade operativa reduz o número de clientes atingidos nas interrupções e também reduz o tempo médio de duração das interrupções.

O especialista da Cemig destaca que o religador é instalado no poste para proteger o sistema elétrico. O dispositivo também reduz o efeito de falhas transitórias, incluindo as causadas por incidentes como o toque acidental de árvores na rede. Ao isolar o trecho com problemas, o religador possibilitando a conexão em outro circuito próximo, que passa a ser a fonte de alimentação.

Os dispositivos a serem instalados já atendem às especificações de rede inteligente (smart grid), o que deve acrescentar novas funcionalidades importantes para a operação do sistema elétrico, caso da localização a distância de defeitos na rede, reconfiguração automática e oscilografia para análise de ocorrências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *