Cemig Telecom expande rede óptica ao Triângulo Mineiro

Da Redação – 03.07.2017 –

A ação, que contempla 763 quilômetros de novas redes ópticas, integra o projeto DWDM da operadora, programado para aumentar sua capacidade de transmissão de sinais

A Cemig Telecom concluiu a expansão da capacidade de sua rede óptica até a região do Triângulo Mineiro com a instalação de um novo cabeamento óptico de 763 quilômetros de extensão. A nova rede ligará a cidade de Uberlândia a Belo Horizonte, passando por sete cidades ao longo de seu percurso: Patrocínio, Patos de Minas, Luz, Nova Serrana, Pará de Minas, Itaúna e Mateus Leme. Segundo a empresa, que pertence à concessionária de energia do estado, a Cemig, a iniciativa vai aumentar a capacidade de atendimento a esses municípios, além de melhorar a qualidade e disponibilidade dos serviços oferecidos aos clientes dessa região.

Essa iniciativa integra a implantação do projeto DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing), no qual a Cemig Telecom planeja aportada uma parte dos 20 milhões de reais previstos em seu programa de investimentos para o biênio 2017/18. Entre outros benefícios, a nova tecnologia aumenta a velocidade de conexão na rede da operadora, além de diminuir o tempo de latência para seus usuários. “Essa fase de expansão colocará todas as cidade atendidas dentro da arquitetura de proteção total do nosso backbone, aumentando a percepção de qualidade e disponibilidade dos serviços prestados”, explica Celem Oliveira, gerente de Planejamento, Tecnologia de Redes e Engenharia da Cemig Telecom.

Para o diretor Comercial e de Operações da empresa, Fabio Abreu Carvalho, além de aumentar a disponibilidade de serviços de alta capacidade aos clientes e usuários finais, o projeto confere redundância à rede da Cemig Telecom e baixa latência em todas as regiões que ela atua, dentro e fora de Minas Grais. “Além disso, vamos fortalecer ainda mais a parceria com os principais provedores de internet da região, com o objetivo de viabilizar a comunicação por redes ópticas para mais de 550 mil habitantes”, ele conclui.