CEMIGTelecom amplia rede, reforçando cobertura para provedores regionais

Da Redação – 26.04.2017 – 

xxxx
Centro de operação da CEMIGTelecom: provedores regionais são 40% do faturamento

Operadora investe em DWDM e avança para São Paulo e Rio de Janeiro, fechando anéis ópticos de grande capacidade nos três principais estados do país

Com uma infraestrutura que supera os 8 mil km de rede óptica, a CemigTelecom está ampliando sua malha e avança em São Paulo e Rio de Janeiro. Ela está iluminando um total de 1.080 km entre Belo Horizonte e São Paulo, o que inclui a interligação de Pouso Alegre, no Sul de Minas, à Cotia, na Grande São Paulo. Na prática, a conexão amplia os recursos dos provedores regionais mineiros aos grandes centros de dados sediados na cidade paulista. Estrategicamente é uma ação importante para a CemigTelecom, uma vez que 40% de suas receitas venham do mercado de provedores. A empresa, aliás, deu um salto nesse nicho, pulando de quatro clientes atendidos em 2015 para os atuais 180 provedores.

O segundo lance de xadrez da companhia envolve a finalização de outra infraestrutura óptica, com extensão aproximada de 1 mil km, interligando São Paulo, Rio de Janeiro e Juiz de Fora. Do ponto de vista de mercado, esse segundo trecho atenderia grandes redes varejistas presentes nos três estados e também os provedores regionais e as grandes operadoras de telecomunicações (uma vez que a CEMIGTelecom também é uma carrier de carriers).

De acordo com Fábio Abreu, diretor Comercial e de Operações da empresa, tecnologicamente a CEMIGTelecom adota o DWDW ou multiplexação densa por comprimento de onda nos dois novos trechos. Com isso, ela cria uma infraestrutura de grande capacidade, pensando no futuro. Os parceiros tecnológicos incluem a Padtec, no trecho paulista, e a Huawei no fluminense. Abreu destaca que a operadora projeta um crescimento de 20% em 2017, já colhendo os frutos da expansão – literalmente – na velocidade da luz.