Chilena Celcon aposta em concreto celular

Por Nelson Valêncio – 22.10.2015 –

Tecnologia vem sendo aprimorada pela empresa desde 1995 e ela se considera o principal player fabricante de blocos de concreto com essa metodologia no país. 

Pioneira na aplicação do concreto celular no Chile, a Celcon acredita na experiência de mais de 20 anos para continuar liderando o segmento. “Já tivemos uma concorrência, que puxou o preço do produto para baixo. Agora, estamos com um valor real”, explica Héctor Menendez M. , diretor da fabricante.

De acordo com ele, a manuseabilidade dos módulos e sua pré-fabricação permitem que as construtoras possam implantar suas obras de forma mais rápida. O engenheiro destaca três aspectos do produto: isolamento térmico, acústico e sua capacidade de isolação contra umidade. Os blocos de concreto celular são fabricados em cinco dimensões diferenciadas e espessura padrão de 15 cm, o equivalente a três paredes convencionais.

A empresa também desenvolveu produtos complementares, incluindo argamassas, reforços adicionais e tensores. “Fomos otimizando o nosso método construtivo ao longo dos 20 anos”, argumenta Menendez. De acordo com ele, os chilenos estão quase sozinhos na aplicação dessa técnica, ao lado dos brasileiros e argentinos. “Na Europa já é uma tecnologia tradicional, porque congrega facilidade, rapidez e limpeza”, finaliza.

O jornalista Nelson Valêncio viajou a Santiago do Chile a convite da organização da Conexpo Latin America.