China terá primeira usina de energia nuclear de quarta geração

Da Redação – 27.04.2014

usina nuclearA usina nuclear, que utilizará reatores refrigerados a gás de alta temperatura, será localizada em Ruijin, Província de Jiangxi. A primeira unidade geradora entrará em operação em 2021, segundo funcionários da estatal China Nuclear Engineering Group (CNEG, na sigla em inglês).

Segundo o presidente da CNEG, Wang Shoujun, o reator refrigerado a gás de alta temperatura é uma tecnologia desenvolvida de forma independente pela China e é mais conhecida por seu desenho de segurança inerente. Ele diz que essa tecnologia vai assegurar que os elementos de combustível do reator não sejam fundidos em qualquer condição e nenhum material radioativo será emitido para o meio ambiente.

Um estudo de viabilidade inicial para a usina de Jiangxi foi aprovado pelo comitê de especialistas nucleares. Após o estudo, a CNEG e o governo da província de Jiangxi aplicarão, junto com a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, o projeto no programa nuclear nacional. “Mais estudos de viabilidade serão realizados ao longo da aquisição de terrenos e construção de instalações de apoio ao projeto”, diz Wang.

A usina de demonstração utilizando essa tecnologia estava em construção desde 2012 na cidade de Rongcheng, na Província de Shangdon, e está prevista para entrar em vigor em 2017. O governo central também aprovou a construção de duas unidades de energia nuclear na Província costeira de Fujian, utilizando o desenho de reator da terceira geração doméstico.

“A China tem 23 unidades geradoras nucleares em operação e 27 estão em construção, cerca de um terço das unidades nucleares inacabadas no mundo”, diz Tang Bo, funcionário de segurança nuclear.