China terá seu primeiro aeroporto 5G

Redação – 06.07.2021 – Projeto envolve a operadora China Mobile e a fabricante de telecom Huawei

A cidade de Chendu será a primeira da China a ter um aeroporto internacional com infraestrutura 5G gigabit. O projeto envolve a operadora China Mobile e a tecnologia da Huawei. As duas vão implantar uma solução MIMO 5G de grande volume. A tecnologia de múltiplas entradas e múltiplas saídas – tradução da sigla MIMO – é uma das principais chaves para desbloquear asexperiências de usuário 5G e multiplica a capacidade de transmissão das redes, utilizando múltiplas antenas de transmissão e recepção explorando a propagação multicaminho (multipath).

O MIMO em grande volume (massive MIMO) é uma extensão do MIMO e se expande além dos sistemas legados ao adicionar um número muito maior de antenas na estação base. Segundo a Qualcomm, o número maciço de antenas ajuda a concentrar a energia, o que traz melhorias drásticas no rendimento e na eficiência. Junto com o aumento do número de antenas, a rede e os dispositivos móveis implementam projetos mais complexos para coordenar as operações MIMO.

Tecnicamente, a rede ativada permite uma experiência de alta velocidade usando as small cells digitais internas combinadas com funções de software MIMO maciças distribuídas 5G. A tecnologia fornece redes internas com formação conjunta de feixe e MIMO multiusuário para aprimorar a capacidade da rede 5G e a experiência do usuário. A melhoria da qualidade do sinal é possível com a eliminação da interferência entre os canais que trabalham na mesma frequência em redes multicelulares.

Voltando ao aeroporto de Chengdu, os testes de campo mostraram que a taxa percebida pelo usuário nas áreas de check-in excedeu 1 Gbps, com a taxa de usuário único aumentando em 26% em média nas redes 5G comuns até um pico de 1,25 Gbps, disse a Huawei. A informação é do site norte-americano Inbuilding Tech. De acordo com a Huawei, “uma melhoria significativa também foi exibida na taxa percebida e na capacidade geral da rede em cenários multiusuário. Este alto nível de desempenho de rede fornecerá uma base sólida para serviços de passageiros comuns e aplicativos de viagens inteligentes 5G”, diz a empresa.

O Aeroporto Internacional de Chengdu Tianfu é o segundo centro aéreo internacional na província de Sichuan, no sudoeste da China. Possui dois terminais cobrindo uma área total de 719.600 metros quadrados e é capaz de suportar 40 milhões de viagens de passageiros, 700.000 toneladas de carga e correio e 320.000 movimentos de aeronaves por ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *