Ciclovia Rio: falha de projeto pode ser causa do desabamento

Da redação – 22.04.2016 –

Análise é inicial e indica que contenção do esforço no trecho destruído não foi adequadamente considerado. Prefeitura vai comparar projetos executivo e construtivo para emitir opinião. 

Pelo menos três vítimas fatais morreram no desabamento de um trecho de 20 metros da Ciclovia Tim Maia, obra entregue em 17 de janeiro desse ano pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Dois corpos teriam sido recuperados e o terceiro estaria sendo buscado pelos bombeiros. No total, a ciclovia tem quase 4 km de extensão, com largura de 2,5 metros e custou R$ 44,7 milhões. As informações são da edição de hoje do site G1. Segundo a Folha de S.Paulo, a obra foi executada por um consórcio formado pela Contemat e pela Concrejato, ambas as empresas pertencentes ao grupo Concremat e o trecho desabado teria 50 metros de extensão.

Apesar de a investigação do acidente ainda não ter sido iniciada, vários especialistas avaliam o que poderia ter causado o desabamento. Para o engenheiro Antônio Pedrosa, conselheiro do Crea-RJ, a causa possível é a falta de planejamento adequado. “Ela (ciclovia) não estava preparada para esse impacto da onda. Não foi previsto no projeto. O cálculo foi correto, mas não se previu a força excepcional da onda, que levantou a estrutura”, disse ao Estadão Conteúdo.

CicloviaTimMaia

Também ouvido pelo site G1, Antônio Eulálio destaca que o trecho que caiu estava sustentado por uma viga apenas, tendo se desprendido com o impacto da onda. A estrutura com uma só viga nesse trecho se diferencia dos demais trechos ao lado da faixa desabada.

Moacyr Duarte, professor da UFRJ e especialista em análise de risco e segurança, o local da queda é peculiar, sendo mais próximo do mar e com uma inclinação menor do costão. A ideia do projeto construtivo é que a onda mais forte suba pelo costão, segundo ele em depoimento ao Estadão Conteúdo, passe por debaixo da ciclovia e acerte a pista de carros.

A avaliação atual da Prefeitura, segundo os jornais citados, é analisar os projetos executivos e construtivos da obra para emitir algum comunicado oficial. Responsável pela obra, o grupo Concremat tem um histórico de empreendimentos em várias áreas, inclusive construção industrial e de parques eólicos. Nessa manhã, o site da empresa estava disponível, mas com acesso com erros de navegação em alguns dos links.

Sobre projetos de ciclovia no Brasil, a cidade do Rio de Janeiro tem 435 km de trechos já construídos e um planejamento de chegar aos 450 km antes das Olimpíadas. Já São Paulo computa 374 km, com a intenção, de acordo com o UOL, de se chegar a 400 km até o final do ano.