Cidade digitaliza serviços e reduz em 90% o tempo de espera

Da Redação – 02.05.2018 –

Digitalização da gestão pública em Guaramirim, em Santa Catarina, já foi premiada duas vezes

Para agilizar as rotinas de agendamento de serviços, a pequena cidade catarinense adotou uma plataforma digital há cerca de um ano. Em alguns casos, o processo de digitalização é completo como nas áreas de planejamento urbano e meio ambiente. Denominado Sistema Municipal de Protocolo Digital, o programa foca na solicitação de serviços. De acordo com a prefeitura, o uso da plataforma reduziu em 90% o tempo de espera por serviços na cidade, que fica na região Norte de Santa Catarina.

A mudança recebeu o prêmio Projeto Inovador 2018 durante o 3º Congresso Catarinense de Cidades Digitais que aconteceu na última semana, em Lages. A iniciativa já tinha vencido uma premiação semelhante na versão paranaense do evento, em 2017, por eliminar a necessidade de arquitetos e engenheiros irem até a prefeitura da cidade entregar documentos, pedir a aprovação de projetos, solicitar alvarás de construção, retificação e desmembramento de áreas, certidões de infraestrutura, viabilidade e habite-se, entre outros serviços.

Por meio do Portal do Cidadão, sistema baseado na computação em nuvem e disponível via internet, é possível executar as solicitações de qualquer lugar. As filas para atendimento presencial na sede do executivo municipal deixaram de existir e até o tempo de tramitação das demandas reduziu em quase 90%: antes, serviços como como o alvará de construção levavam 20 dias para serem liberados; nos próximos meses, com a ampliação da ferramenta, a ideia é que esse atendimento seja feito em até 24 horas.

Para o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Urbano de Guaramirim, Jiuvani Assing, a tecnologia premiada permite reduzir custos com papel, impressão e manutenção de arquivos. “Os servidores públicos acessam os documentos de forma mais rápida e eles não perdem tempo nem com a busca manual, que foi substituída por um localizador integrado ao sistema que funciona por meio de palavras-chave”, explica.

O Sistema Municipal de Protocolo Digital funciona baseado na computação em nuvem, que mantém os dados armazenados em servidores com alto grau de segurança e os compartilham via internet. Essa base, de acesso comum aos servidores municipais, facilita a troca de informações referentes às demandas dos cidadãos entre todos os órgãos da cidade, o que aumenta a transparência e permite acompanhar o andamento do trabalho e identificar onde o fluxo foi interrompido, no caso de atrasos.

O sistema inédito em Santa Catarina foi desenvolvido pela IPM Sistemas, empresa catarinense especialista no desenvolvimento de plataformas baseadas em cloud computing para a gestão pública. Outros municípios já estão testando a plataforma, como Concórdia, no Oeste. Em Rio do Sul, cidade da região do Alto Vale do Itajaí, o executivo municipal já trabalha na homologação do sistema.