CII desembolsa primeiro empréstimo em reais para a Aegea Saneamento e Participações

Da Assessoria de Imprensa do BID – 27/04/2016 – 

A Corporação Interamericana de Investimentos (CII), atuando em nome do Grupo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), fez o primeiro desembolso de um empréstimo corporativo de R$ 320 milhões (aproximadamente US$ 95 milhões) para a Aegea Saneamento e Participações S.A. (Aegea). Este é o primeiro desembolso do primeiro empréstimo da CII aprovado no âmbito da Iniciativa Brazilian Local Currency, que tem o objetivo de eliminar a exposição ao risco cambial em projetos de infraestrutura sensíveis à tarifa no Brasil.

O empréstimo apoiará a expansão da rede de água e saneamento da Aegea e a melhora de seu desempenho operacional. A empresa tem 40 concessões em 44 cidades por todo o Brasil, respondendo por 18% da participação do setor privado no setor de água e saneamento do país.

Ao proporcionar um financiamento em reais brasileiros com prazos mais longos, a CII melhorará a sustentabilidade financeira da Aegea por oferecer um prazo de empréstimo alinhado com a natureza de longo prazo dos investimentos da empresa e na mesma moeda de suas receitas. O empréstimo direto com prazo de 12 anos em moeda local evitará expor a dívida da empresa a flutuações da taxa de câmbio.

Como parte de seu compromisso com a CII, a Aegea participou de uma iniciativa de sustentabilidade liderada pelo Grupo BID que incluiu uma avaliação do programa de redução de perdas de água da empresa. Por meio desses estudos, o Grupo BID identificou as melhores práticas da Aegea e fez recomendações para aperfeiçoar ainda mais o desempenho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *