Colômbia ganha programa de investimento privado na área de energia renovável

Da Redação – 07.03.2016 –

Iniciativa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) conta com empréstimo de cerca de 9 milhões de dólares para promover o aumento de investimentos privados no setor e atender áreas isoladas. 

Cerca de 60% do território da Colômbia não está conectado ao sistema de eletricidade e aproximadamente 1,8 milhões de pessoas dependem de um serviço de fornecimento de energia limitado. Para atender as áreas isoladas ou que não estão interconectadas à rede de energia elétrica convencional, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio da Banca Nacional de Desarrollo, anunciou a aprovação de um empréstimo de 9,3 milhões de dólares para promover um investimento privado na renovação de energias renováveis.

Segundo o BID, a iniciativa permitirá que companhias do setor privado e fornecedores de tecnologias renováveis com know-how em mini-grids (mini-redes) possam expandir os seus serviços. Além de contribuir com o fornecimento em áreas isoladas, o programa também prevê a diminuição da emissão de gases do efeito estufa em 68 mil toneladas, até 2020.

A operação, que vai usar fundos do Climate Investment Funds, terá um prazo de reembolso de cinco anos, com um período de carência de 10 anos e meio e uma taxa de juros fixa em 0,75%. A agência de implementação será o Banco do Comercio Exterior da Colômbia, o Bancóldex.