Com análise de dados, startup cria solução para reduzir custo do m² na construção civil

Redação – 02.09.2020 –

A startup Celere desenvolveu uma metodologia de Budget Analytics oferecida no mercado de construção civil há cinco anos. A tecnologia promete facilitar a geração de dados sobre os custos de construção e os transforma em inteligência. Dessa forma, os projetos podem racionalizar melhor insumos e mão de obra, podendo obter reduções de custos significativas, que podem ultrapassar R$ 100,00 por metro.

O resultado já foi conquistado em vários dos 130 projetos realizados com incorporadoras e construtoras desde 2015, segundo a Celere. “Desde o início tínhamos a missão de ajudar pequenas e médias empresas a gerenciarem seus empreendimentos, que muitas vezes possuem processos manuais. Sempre estávamos muito próximos dos clientes, aprendendo com eles e entregando-lhes soluções. Quando entendemos onde estava o verdadeiro valor do nosso trabalho, estudamos uma forma de torná-lo escalável. Foi o momento em que começamos a digitalização e a automação dos nossos produtos e processos”, diz Raphael Chelin, engenheiro civil e co-fundador da Celere.

A tecnologia de análise de dados é focado em pequenas e médias empresas de construção e, segundo Chelin, embora todas as empresas façam orçamento de suas obras, a grande maioria não sabe quanto custa o metro quadrado de cada ambiente e nem os indicadores dos seus projetos. “Esses termos não são nada rotineiros no dia a dia da análise dos orçamentos da maioria das construtoras e incorporadoras, e elas não sabem muito bem qual o benefício desse tipo de informação”, salienta.

Com formação em engenharia civil, Chelin também acredita que, assim como a construção modular, o Data Analytics também veio para ficar. “Eu vejo um mar de oportunidades e, assim como a Celere, outras startups estão ocupando seus espaços nas gerações e nos tratamentos de dados”, diz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *