Com digitalização, serviços serão até 60% da receita das indústrias

Redação – 30.12.2020 –

Um estudo da Accenture  intitulado “Blueprint for Service Success: Your How-To Guide on Service Transformation”, mostra como as empresas do setor industrial podem ser exemplos ao se tornarem fornecedoras de serviços, em vez de atuarem somente como fabricantes. Atualmente, em média, 29% da receita da indústria já é gerada por serviços e a estimativa é que a proporção dobre nos próximos anos.

A Accenture acredita que os serviços contribuirão com até 60% da receita geral de empresas industriais até 2030. Para chegar a essa estimativa, a consultoria entrevistou 748 executivos de empresas de serviços industriais em 14 países.

A pesquisa revelou que um modelo de negócio orientado por serviços está ajudando empresas industriais a equilibrar os desafios econômicos pré e pós Covid-19. As empresas com forte atuação no mercado de serviços digitais cresceram com os clientes buscando cada vez mais serviços remotos. Mais de 60% dos entrevistados disseram que os serviços aceleram durante a pandemia e que eles planejam aumentar essa oferta.

Para muitas empresas, a Covid-19 acelerou a oferta de serviços, mas as empresas tradicionais não passaram no teste do estresse gerado pela pandemia e tiveram impactos negativos sentidos pela falta de serviços digitais.

A pesquisa, conduzida globalmente com setores de equipamentos elétricos, equipamentos pesados, fornecedores automotivos e equipamentos médicos, mostrou que a maioria das empresas que opera em um modelo de negócios orientado a serviços está sediada na América do Norte (36 %), enquanto a maioria das empresas com dificuldades está na Europa (45%), seguido por mercados em crescimento (43%). Do ponto de vista da indústria, as empresas de Equipamentos Industriais conseguiram ser as mais bem-sucedidas (25%) nesta área, seguidas por fornecedores automotivos e equipamentos médicos (ambos 21%), enquanto o setor de equipamentos pesados (46%) enfrenta a maior falta.

O estudo evidencia como os serviços, particularmente digitais, ajudam as empresas industriais a passar por ciclos econômicos. A digitalização também pode estabelecer novos fluxos de receita de serviço recorrente e tornar os serviços mais atraentes para potencializar o negócio.