Com a nova rede de telecom, Rio Galeão cria aplicativo aos passageiros

Da Redação 13.07.2016 –

app rio galeaoO Aeroporto oficial das Olimpíadas 2016 lançou um aplicativo para navegação indoor dos terminais. Com ele, os passageiros receberão informações como status de voos, notificações por push, mapa do terminal e outras funcionalidades. O Rio Galeão também estuda, para um futuro próximo, ampliar as funcionalidades do app, incluindo promoções e descontos dos prestadores de serviços, entre outras soluções.

O lançamento do aplicativo é resultado da modernização da infraestrutura de telecomunicações do Rio Galeão, algo realizado pela Aruba – empresa do grupo Hewlett Pacckard contratada para o upgrade de telecomunicações do aeroporto. Segundo ela, essa modernização é condição sine qua non para atender ao tráfego anual de passageiros, que hoje está na casa das 17 milhões dde pessoas, mas pode chegar a 30 milhões nos próximos anos. Fazer isso antes das Olimpíadas, quando o volume diário deverá ser de 1,5 milhão de passageiros (o dobro do comum), era ainda mais desejável.

O cenário encontrado era de soluções de rede legadas (antigas)  discrepantes, segundo a Aruba, e sem condições de acompanhar essa demanda e tampouco a operação comum do aeroporto. O projeto, portanto, foi melhorar essa qualidade, além de lançar um aplicativo para aumentar a interação com os passageiros.

O aeroporto também queria oferecer serviços de rede para empresas aéreas, concessionárias e outros prestadores de serviços, assim como simplificar suas funções internas. “A Aruba ofereceu a melhor solução técnica para a rede com fio, particularmente por sua capacidade de acomodar diferentes protocolos operacionais sem precisar substituir o hardware caso a mudança de protocolo se fizesse necessária”, explica Alexandre Villeroy, CIO do Rio Galeão. “E nós já sabíamos que a empresa tinha uma das melhores ofertas sem fio Gigabit. Assim, a possibilidade de podermos obter a solução completa, de ponta a ponta, com um só fornecedor foi um fator importante em nossa decisão”, completa.

A modernização de telecom do aeroporto incluiu pontos de acesso Wi-Fi, controlador de mobilidade, switches, switches de chassi e software de gerenciamento de rede. O aeroporto também está instalando a solução Mobile Engagement da Aruba, incluindo mais de 3 mil beacons, e a plataforma de aplicativo móvel Meridian. Essa última, combinada à solução Accenture Digital, viabiliza o projeto e integração do app para passageiros.

Foco no relacionamento
Segundo a Aruba, o Rio Galeão também está estudando formas de usar o aplicativo e a nova rede para agilizar o check-in, a segurança e os processos de embarque dos passageiros, reduzindo tempos de filas para que as pessoas aproveitem mais as amenidades oferecidas nos terminais.

“Tradicionalmente, as companhias aéreas detêm o relacionamento com os passageiros. No entanto, para a nossa estratégia de negócio é fundamental ter esse acesso direto e entender quem são estas pessoas e que tipos de serviços interessam a elas”, diz Renata Pinheiro, diretora de marketing e comunicação do Rio Galeão, ao pontuar que a equipe do aeroporto estudo forma de utilizar o aplicativo para relacionamento com os passageiros. “Com isso, esperamos conhecer melhor quem circula por aqui para que possamos oferecer aquilo que eles precisam e desejam de forma mais eficiente”, completa.

Com a nova rede em funcionamento, o Rio Galeão também está buscando maneiras de aprimorar as operações internas à medida que as instalações cresçam. Isso inclui acesso do pessoal aos sistemas de operação e manutenção do aeroporto e ao controle e gerenciamento de dispositivos IoT (Internet das Coisas), como ar-condicionado, iluminação e sistemas de água. Também deve permitir que fornecedores de serviços de bagagem e atendimento às aeronaves acessem seus sistemas operacionais usando a rede Wi-Fi.

O aeroporto ainda explora a integração com as aeronaves para acessar informações de telemetria e de outros sistemas de bordo, como Wi-Fi nas aeronaves. “Aeroportos do mundo estão cada vez mais investindo em novas formas de rentabilizar os espaços e as iniciativas comerciais, e não apenas com a receita dos voos. Por isso, é essencial que possamos oferecer aos passageiros um ambiente que se torne parte da viagem, que seja um local onde eles queiram gastar mais tempo e dinheiro”, explica Villeroy.. “A nova rede está ajudando a estabelecer a base para nosso crescimento futuro e aumentando a capacidade de oferecer essa experiência mais sofisticada aos visitantes”, conclui.