Com a nova rede de telecom, Rio Galeão cria aplicativo aos passageiros
Da Redação 13.07.2016 –
O Aeroporto oficial das Olimpíadas 2016 lançou um aplicativo para navegação indoor dos terminais. Com ele, os passageiros receberão informações como status de voos, notificações por push, mapa do terminal e outras funcionalidades. O Rio Galeão também estuda, para um futuro próximo, ampliar as funcionalidades do app, incluindo promoções e descontos dos prestadores de serviços, entre outras soluções.
O lançamento do aplicativo é resultado da modernização da infraestrutura de telecomunicações do Rio Galeão, algo realizado pela Aruba – empresa do grupo Hewlett Pacckard contratada para o upgrade de telecomunicações do aeroporto. Segundo ela, essa modernização é condição sine qua non para atender ao tráfego anual de passageiros, que hoje está na casa das 17 milhões dde pessoas, mas pode chegar a 30 milhões nos próximos anos. Fazer isso antes das Olimpíadas, quando o volume diário deverá ser de 1,5 milhão de passageiros (o dobro do comum), era ainda mais desejável.
O cenário encontrado era de soluções de rede legadas (antigas) discrepantes, segundo a Aruba, e sem condições de acompanhar essa demanda e tampouco a operação comum do aeroporto. O projeto, portanto, foi melhorar essa qualidade, além de lançar um aplicativo para aumentar a interação com os passageiros.
O aeroporto também queria oferecer serviços de rede para empresas aéreas, concessionárias e outros prestadores de serviços, assim como simplificar suas funções internas. “A Aruba ofereceu a melhor solução técnica para a rede com fio, particularmente por sua capacidade de acomodar diferentes protocolos operacionais sem precisar substituir o hardware caso a mudança de protocolo se fizesse necessária”, explica Alexandre Villeroy, CIO do Rio Galeão. “E nós já sabíamos que a empresa tinha uma das melhores ofertas sem fio Gigabit. Assim, a possibilidade de podermos obter a solução completa, de ponta a ponta, com um só fornecedor foi um fator importante em nossa decisão”, completa.
A modernização de telecom do aeroporto incluiu pontos de acesso Wi-Fi, controlador de mobilidade, switches, switches de chassi e software de gerenciamento de rede. O aeroporto também está instalando a solução Mobile Engagement da Aruba, incluindo mais de 3 mil beacons, e a plataforma de aplicativo móvel Meridian. Essa última, combinada à solução Accenture Digital, viabiliza o projeto e integração do app para passageiros.
Foco no relacionamento
Segundo a Aruba, o Rio Galeão também está estudando formas de usar o aplicativo e a nova rede para agilizar o check-in, a segurança e os processos de embarque dos passageiros, reduzindo tempos de filas para que as pessoas aproveitem mais as amenidades oferecidas nos terminais.
“Tradicionalmente, as companhias aéreas detêm o relacionamento com os passageiros. No entanto, para a nossa estratégia de negócio é fundamental ter esse acesso direto e entender quem são estas pessoas e que tipos de serviços interessam a elas”, diz Renata Pinheiro, diretora de marketing e comunicação do Rio Galeão, ao pontuar que a equipe do aeroporto estudo forma de utilizar o aplicativo para relacionamento com os passageiros. “Com isso, esperamos conhecer melhor quem circula por aqui para que possamos oferecer aquilo que eles precisam e desejam de forma mais eficiente”, completa.
Com a nova rede em funcionamento, o Rio Galeão também está buscando maneiras de aprimorar as operações internas à medida que as instalações cresçam. Isso inclui acesso do pessoal aos sistemas de operação e manutenção do aeroporto e ao controle e gerenciamento de dispositivos IoT (Internet das Coisas), como ar-condicionado, iluminação e sistemas de água. Também deve permitir que fornecedores de serviços de bagagem e atendimento às aeronaves acessem seus sistemas operacionais usando a rede Wi-Fi.
O aeroporto ainda explora a integração com as aeronaves para acessar informações de telemetria e de outros sistemas de bordo, como Wi-Fi nas aeronaves. “Aeroportos do mundo estão cada vez mais investindo em novas formas de rentabilizar os espaços e as iniciativas comerciais, e não apenas com a receita dos voos. Por isso, é essencial que possamos oferecer aos passageiros um ambiente que se torne parte da viagem, que seja um local onde eles queiram gastar mais tempo e dinheiro”, explica Villeroy.. “A nova rede está ajudando a estabelecer a base para nosso crescimento futuro e aumentando a capacidade de oferecer essa experiência mais sofisticada aos visitantes”, conclui.