Combustível feito com resto de galinha prova ser 56% mais econômico que o diesel

Da Redação – 1 de dezembro de 2014

Ônibus da Scania, que fez transporte de passageiros durante o mês de novembro em Itaipu, será testado agora no Rio Grande do Sul e outros estados, buscando a comprovação de eficiência e somando predicados a favor da consulta pública para regulamentação do biometano no Brasil através da ANP

onibus_scania_biometano_3O primeiro ônibus movido a biometano no Brasil acaba de ser testado pelo maior parque energético do país: Itaipu. A iniciativa da própria Itaipu Binacional, em teste com a tecnologia de motorização desenvolvida pela Scania e cujas primeiras aplicações já acontecem na Europa, pontuou bem, demonstrando-se 56% mais econômica que o diesel. O combustível também emite 70% menos poluentes.
“Fabricado na Suécia, o veículo atende à normativa Euro 6, com motor que aceita gás natural veicular (GNV) ou biometano como combustível.”, diz Silvio Munhoz, diretor de vendas de ônibus da Scania no Brasil.

Depois de Itaipu, onde fez o transporte de funcionários e estudantes de 31 de outubro a 26 de novembro usando biometano, o ônibus segue para o Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro, onde será testado em rotas urbanas, fretamento e transporte intermunicipal. “A partir deste mês, o veículo já começa a demonstração no Rio Grande do Sul. Estamos recebendo consultas de outros locais interessados em conhecer a tecnologia”, diz Munhoz. “O mais importante é que a tecnologia é 100% viável para comercialização”, completa.

Segundo o superintendente de Energias Renováveis de Itaipu, Cícero Bley Júnior, o objetivo da parceria foi demonstrar a viabilidade da aplicação do biometano na mobilidade urbana, para que ele possa ser integrado à matriz de combustíveis do país. Ele conta que a Agência Nacional do Petróleo (ANP) está com consulta pública aberta para regulamentar o uso do combustível. “Estamos satisfeitos com os resultados que obtivemos na demonstração do ônibus da Scania em Itaipu. Acreditamos na viabilidade do biometano e estamos iniciando um novo período na busca de alternativas mais sustentáveis ao meio ambiente”, diz.

Munhoz, da Scania, conta que os 3 mil quilômetros percorridos pelo veículo dentro de Itaipu comprovaram os benefícios do uso do combustível renovável.

Já Cícero Bley, completa que a demonstração do ônibus da Scania em Itaipu provou que o biometano é o combustível ideal para promover a mobilidade sustentável. “A partir de um problema das cidades – a gestão de resíduos – encontra-se uma solução economicamente viável para qualquer centro urbano de nosso país”, ressalta.

Tecnologia
O ônibus Scania tem 15 metros de comprimento, com dois eixos direcionais e capacidade para até 120 passageiros. As características do motor Euro 6 a gás permitem que o veículo rode não só com biometano, mas também com gás natural ou a combinação de ambos. Os restos de aves foram fornecidos pela Granja Haacke, que é uma das unidades de demonstração de biogás do CIBiogás-ER. A propriedade tem 84 mil galinhas poedeiras e 750 bovinos de corte – que produzem 700 metros cúbicos de biometano por dia, com dejetos do plantel.