Commscope aposta em soluções flexíveis para conectorizar redes

Redação – 20.03.2019 –

Provedor de conectividade lança soluções com infraestrutura modular e preparada para upgrades 

A demanda por conectividade não tem fronteiras e engloba desde o agronegócio até a infraestrutura social, como os hospitais. O uso intensivo de tecnologia pede cada vez mais pontos de conexão e a CommScope, multinacional americana aposta em tecnologias ágeis e a prova de erros para atender isso. Elayne Martins, diretora de vendas corporativas da empresa, destaca várias iniciativas para flexibilizar o uso das redes e aproveitar a infraestrutura instalada para otimizar custos ou para ampliações futuras.

Um exemplo é a iluminação de edifícios usando o cabeamento da própria rede corporativa indoor em prédios inteligentes. Outra iniciativa é a adoção de painéis modulares para a ativação da rede óptica. É o caso da linha Agile, que também inclui distribuidores. Trata-se de uma solução de “painel para fibras ópticas modular, que permite montagem por fusão, conexão em campo ou pré-terminada com cassetes MPO, disponível em monomodo e multimodo, além de acessórios que permitem ganho de tempo na instalação”, segundo comunicado oficial da empresa.

A conectorização rápida e passível de ser repetida – em caso de erros – também ajuda no processo. De acordo com Elyane, as tecnologias novas reduzem o tempo de instalação dos conectores de 4 para um 1 minuto. Sua linha ULL, de Ultra Low Loss, inclui componentes como patch cords e acessórios com essa filosofia de agilidade e que já prevem a migração para redes com maior capacidade de transmissão de dados. A ideia é suportar múltiplas gerações de equipamentos, ou seja, a mesma infraestrutura a prova de futuro.

O uso inteligente das redes avança também para projetos de infraestrutura. É o caso de aeroportos ou instalações portuárias, cabeados com fibra para o backbone e que possuem redes sem fio para replicar a cobertura celular. Mais redes, mais conexão. O mesmo acontece com as linhas de metrô. “Nossa especialidade é a conectividade, não importa se indoor ou outdoor”, explica Elayne. O escopo da companhia, por isso mesmo, vai desde as estações rádio base de pequena dimensão (small cells) até conectores ópticos de instalação rápida e que eliminam necessidade de ferramentas para a ativação.