Complexo eólico de Serra Azul, na Bahia, inicia operação de segundo parque

Da Redação – 04.05.2016 –

Parque eólico de Dois Riachos (Foto Municípios Baianos)
Parque eólico de Dois Riachos (Foto Municípios Baianos)

O Complexo Eólico de Serra Azul, da italiana Enel e localizado na Bahia, iniciou a operação do segundo parque, o de Damacena, nesta semana. A unidade tem capacidade de gerar mais de 140 GWh de energia ao ano, o que daria para abastecer cerca de 70 mil domicílios como calcula a Enel.

O empreendimento de Damacena compõe um complexo eólico de quatro parques, que está recebendo investimento total de 220 milhões de dólares, de acordo com a empreendedora. Os outros parques são Maniçoba (30 MW), Esperança (28 MW) e Dois Riachos (30 MW), sendo que esse último já está em funcionamento. “Quando todo o complexo entrar em serviço, ele será capaz de gerar mais de 500 GWh por ano, o que corresponde ao consumo de cerca de 240 mil famílias”, informa a Enel.

O investimento da empresa no complexo Serra Azul é parcialmente financiado por empréstimos da International Finance Corporation (membro do Grupo Banco Mundial), pelo Itaú Unibanco e BNDES. Os empréstimos estão relacionados à construção de empreendimentos eólicos no nordeste do Brasil e a energia gerada é vendida principalmente por meio de contratos de fornecimento no mercado regulado do país.

Enel começa implantação de parque solar na BA

Com a entrada em serviço de Damascena, a Enel agora opera agora 264 MW de capacidade de energia eólica na Bahia, onde a empresa também está construindo os projetos eólicos de 90 MW de Cristalândia, e de 180 MW de Delfina, além de plantas de energia solar fotovoltaica.